Estudante brasileira que faz doutorado em Oxford diz que pais só sabiam escrever o próprio nome

Natural de Aratuba, cidade na serra de Baturité, no Ceará, Marcela conquistou seus sonhos por meio dos estudos

Natural de Aratuba, cidade na serra de Baturité, no Ceará, Marcela conquistou seus sonhos por meio dos estudos | Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Marcela Alves, filha de agricultor e dona de casa, cresceu em Aratuba, Ceará, destacando-se desde cedo nos estudos. Aos 5 anos, já brilhava na escola pública, onde se apaixonou pela leitura e conquistou medalhas em olimpíadas de matemática e astronomia. Aos 32 anos, realizou seu sonho de obter uma bolsa de doutorado na Universidade de Oxford, Inglaterra. (As informações são do O Povo - Por Fabrícia Braga)

SUPEROU AS DIFICULDADES

Após o ensino médio, Marcela ingressou no ProUni e ganhou uma bolsa em Ciência da Computação. Mesmo enfrentando dificuldades financeiras e estagiando em dois locais, manteve seu foco nos estudos. Durante a faculdade, foi selecionada para o programa Ciência sem Fronteiras e enfrentou o desafio de estudar nos Estados Unidos sem dominar o inglês. 

Com determinação, Marcela superou as dificuldades e, após seis meses, já se destacava em disciplinas universitárias e em um curso de verão organizado por Stephen Wolfram. Esse evento marcou uma nova fase em sua vida, conectando-a com contatos acadêmicos e profissionais importantes. 

CONQUISTAS E INGLATERRA

De volta ao Brasil, Marcela trabalhou na Uece em um projeto de software para pessoas com deficiência. Suas conquistas a levaram a São Paulo, onde fez mestrado na USP e recebeu uma oferta de emprego na Bélgica como engenheira de software. Com o sonho de fazer doutorado em Ciência da Computação, foi aceita na Universidade de Oxford com uma bolsa competitiva. Desde outubro de 2023, Marcela vive esse sonho na Inglaterra.

MODELO COMPUTACIONAL

No primeiro ano do doutorado, Marcela trabalha no aprimoramento de um modelo computacional da dinâmica do mercado de trabalho. Ela destaca que, apesar dos altos salários dos professores, o doutorado é a realização de um sonho. Para seus pais, a conquista é motivo de grande orgulho, especialmente para sua mãe, que sempre a apoiou, embora a alegria tenha sido ofuscada pela perda do pai na mesma semana.  

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES