Estudantes concorrem ao prêmio do projeto Pioneiros pela Águas de Timon

O projeto dos alunos timonenses propõe a capacitação de líderes comunitários para identificar vazamentos internos nas residências.

Estudantes | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Os estudantes Fernanda Colaço (17 anos) e Djavan Santos (16 anos) estão na maior expectativa para a cerimônia nacional de premiação do projeto Pioneiros, que será realizada na próxima terça (08) pelo grupo Aegea, holding de saneamento da qual a Águas de Timon faz parte. A dupla é uma das finalistas do prêmio, após vencer a etapa local com a iniciativa ‘’Boa encanação para todos’’. Em sua terceira edição no município, o Pioneiros valoriza a educação como meio de desenvolvimento pessoal e profissional de jovens a partir do contato direto com profissionais da concessionária. 

O projeto dos alunos timonenses, que estudam no Centro de Ensino Clodomir Millet, propõe a capacitação de líderes comunitários para identificar vazamentos internos nas residências, visando a redução do índice de perdas de água e a emissão de contas com alto valor para os clientes. “Foi a partir do entendimento de que a empresa deve atuar nas encanações até a ligação do hidrômetro e que a parte interna do encanamento é de responsabilidade do cliente, que vimos a oportunidade para que líderes se tornem multiplicadores da informação sobre como identificar vazamentos internos”, destaca Djavan. 

Até desenvolver a proposta, a dupla passou por uma série de atividades dentro do projeto Pioneiros. Junto com outros estudantes do município, Fernanda e Djavan participaram de palestras e atividades de campo com o corpo técnico da Águas de Timon sobre temas como tecnologia de informação, processos de tratamento de água e esgoto, liderança e protagonismo, planejamento e comunicação empresarial. E só depois elaboraram um trabalho que tinha como propósito contribuir com o saneamento do município. Ao longo dessa jornada, todos receberam a tutoria de um profissional da concessionária. 

A tutora da dupla vencedora de Timon foi a engenheira Nayara Dumont, coordenadora de Engenharia da empresa. “Desde o início do nosso contato percebi muito esforço e determinação por parte deles, vontade para aprender e conhecer os processos da Águas de Timon. É legal perceber que essa curiosidade constante, essa sede por educação, é parte do esforço para conquistar o 1º lugar e que isso siga no dia a dia deles, pois tenho certeza que serão excelentes profissionais, visto a capacidade argumentativa e vontade de aprender constante que percebi desde nossas primeiras orientações’’, elogia a tutora. 

Conhecimento e novas oportunidades 

A etapa local do Pioneiros também premiou estudantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). O segundo lugar ficou com o projeto “Óleo fora d’água’’, da dupla Jefferson Emanuel dos Santos e Ana Tersya Soares da Silva. E o terceiro lugar com o projeto “Compostagem em lodo de ETE Doméstica”, dos estudantes Igor Gabriel de Carvalho e Silva e Jhon Welton Lima dos Santos

“Nossa maior conquista foi entender melhor sobre o saneamento e o conhecimento adquirido. O projeto nos proporcionou melhorar a desenvoltura e o olhar profissional para apresentar nossas ideias.” Jefferson Dias 

“Foi muito legal aprender sobre saneamento básico, entender o processo de tratamento de esgoto e o cuidado que a Águas de Timon tem em levar água tratada, saúde e qualidade de vida para minha cidade.’’ Jhon Welton.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES