Estudo aponta que Pilates melhora a função pulmonar

Na terceira idade esse benefício pode ainda ser melhor aproveitado

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Olho:

A redução da capacidade respiratória nos idosos tem impactos importantes no dia a dia

Legenda:

Você sabia que não é só a aparência física que muda com a idade? Nossos órgãos, tecidos e funções também sofrem com o envelhecimento. Um dos efeitos desse processo é a diminuição da força da musculatura respiratória.

A boa notícia é que um estudo brasileiro, publicado este ano no jornal científico Clinics, mostrou que o Pilates, associado a um treinamento muscular inspiratório, proporciona melhora da função pulmonar e do condicionamento físico nas pessoas com mais de 60 anos.

Segundo a fisioterapeuta, Walkíria Brunetti, especialista em Pilates e RPG, a diminuição da força muscular é uma característica muito marcante no processo do envelhecimento e atinge todas as cadeias musculares, inclusive os músculos responsáveis pela respiração.

“A redução da capacidade respiratória nos idosos tem impactos importantes no dia a dia. O cansaço surge mais facilmente. As atividades simples, como varrer o chão, passear com o cachorro ou subir uma escada podem se tornar mais desgastantes, causando falta de ar e fadiga”, explica Walkíria.

A explicação para as dificuldades respiratórias em idosos está na fisiologia da respiração. A capacidade pulmonar de se expandir na inspiração e de voltar ao normal na expiração se chama complacência pulmonar. Esta complacência pode aumentar, especialmente em idosos ou em pessoas com enfisema pulmonar, devido à perda das fibras elásticas.

“Com isso, o pulmão se expande, mas não volta ao normal, dificultando a saída completa do ar inspirado. E sabe-se que uma expiração efetiva é essencial para eliminar o CO2, para fazer as trocas gasosas e para melhorar a ventilação e a oxigenação dos tecidos, fatores essenciais para um envelhecimento saudável”, comenta Walkíria.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES