A Eturb (Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano) está avançando nos processos de cadastramento para regularização fundiária em diversos assentamentos e comunidades das Zonas Rural e Urbana de Teresina. Nesta quinta-feira (27) foi a vez do assentamento Salobro de Baixo, na Zona Rural da capital, dar início ao processo de levantamento social das famílias da região.
a ação faz parte do programa “RegularizaTHE”, que tem como princípio garantir a titulação de imóveis a diversas famílias que ainda não possuem a documentação de seus terrenos. O déficit da cidade de Teresina chega a 98 mil famílias sem o registro de seus imóveis em cartório.
Realizada através do Núcleo Municipal de Regularização Fundiária (NMRF),Uma das lideranças da comunidade, a presidente da Associação dos Moradores do Salobro de Baixo, Maria Socorro Pereira Lopes, acompanhou as equipes do Núcleo durante o levantamento e destacou o longo caminho da comunidade até o momento. “O assentamento vem lutando a 23 anos pela documentação e regularização dessas terras. Estamos todos ansiosos por essa grande realização, o sonho que todos têm de receber a documentação dessas dessas casas” afirmou.
Um dos moradores mais antigos da comunidade, o senhor José Clarino Ramos mora há mais de 44 anos na região, e se mostra animado com as possibilidades que a regularização pode trazer ao assentamento. “Com o início dessa regularização, um sonho que temos há tempos, nossa vontade é a de continuar trabalhando, incentivando a agricultura, a piscicultura…” pontuou.
De acordo com o presidente da Eturb, João Duarte, o processo de regularização será acelerado este ano, para contemplar o máximo de famílias possível. “A previsão para 2022 é de que, pelo menos, 30 mil imóveis sejam contemplados com relação a regularização fundiária, tanto na zona urbana como na zona rural”, explicou.
João ainda ressalta o tamanho do desafio frente à titulação de imóveis e aponta para a importância da capacitação dos servidores no processo de regularização. “Para cumprir com a determinação do prefeito Dr. Pessoa estamos capacitando nossos servidores, promovendo cursos em parceria com o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), para assim acelerarmos ainda mais esse processo”, ressaltou.