![EUA anunciam morte do líder do Estado Islâmico em ataque na Síria | Ascom](/uploads/imagens/2022/2/3/webp/eua-anunciam-a-morte-do-lider-do-estado-islamico-em-ataque-na-siria-9030cfc2-249f-454e-8f21-c635d43c9c46.jpg.webp)
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta quinta-feira (3) por meio de um comunicado oficial que o chefe do Estado Islâmico, Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurayshi, foi morto em uma operação que forças especiais americanas fizeram na Síria durante a madrugada. Segundo ele, todos os soldados do país voltaram para casa em segurança. As informações são do Portal R7.
![Construção que foi alvo de ataque noturno das forças de operações especiais dos Estados Unidos, contra supostos jihadistas, no noroeste da Síria. Ataque deixou 13 mortos, incluindo 7 civis, em 3 de fevereiro de 2022. — Foto: Aaref Watad/AFP](/uploads/imagens/2022/2/3/eua-anunciam-morte-do-lider-do-estado-islamico-em-ataque-na-siria-662a04ab-b524-40f4-ae7f-0d2d70706ded.jpg)
"Ontem à noite, sob minha direção, as forças militares dos EUA no noroeste da Síria realizaram com sucesso uma operação de contraterrorismo para proteger o povo americano e nossos aliados e tornar o mundo um lugar mais seguro", afirmou Biden em um comunicado divulgado pela Casa Branca.
"Graças à habilidade e bravura de nossas Forças Armadas, tiramos do campo de batalha Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurayshi – o líder do ISIS [Estado Islâmico, na sigla em inglês]", continuou o presidente americano.
De acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), o ataque deixou 13 mortos, incluindo 7 civis. Destes, três eram mulheres. As outras quatro, crianças.
Esta foi a maior operação americana na Síria desde a morte do então chefe do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, em 2019.