Eventos do G20 Social e da Força-Tarefa em Teresina começam na segunda, 20

3ª Reunião da Força-Tarefa é determinante porque deve definir os instrumentos fundadores da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza

Logomarca do G20 Teresina | Foto: MDS/Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Bandeiras de diversos países na ponte Juscelino Kubitschek, em Teresina, dão as boas-vindas a cerca de 50 delegações internacionais que chegam à capital piauiense para os eventos do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo, na próxima semana.

Entre 22 e 24 de maio, países membros, convidados e organismos internacionais se reúnem, pela terceira vez, para consolidar os termos finais da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. A iniciativa foi criada dentro do G20 no Brasil pelo presidente Lula e é coordenada pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. 

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

ENCONTRO DETERMINANTE

O encontro na capital piauiense se torna determinante, pois nele serão definidos os instrumentos fundadores da Aliança, que serão firmados, em junho, durante reunião ministerial no Rio de Janeiro, momento em que serão anunciados os membros fundadores, parceiros e financiamento para o lançamento da Aliança Global. Em novembro, a Cúpula do G20 dará lugar ao lançamento em alto nível da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

Além da 3ª reunião da Força-Tarefa, a capital piauiense abriga, na segunda-feira (20.05), série de eventos do G20 Social, promovidos pelo MDS, em parceria com o Governo do Piauí e da Secretaria-Geral da Presidência da República. Grande parte é aberta à população e à imprensa.

SOBRE O G20 SOCIAL

O G20 Social foi anunciado pelo presidente Lula na 18ª Cúpula de Chefes de Governo e Estado do G20, em Nova Délhi, na Índia, quando o Brasil assumiu simbolicamente a presidência do bloco. O objetivo da iniciativa é ampliar a participação de atores não-governamentais nos processos decisórios do G20. 

Também visa garantir espaço para as diferentes vozes, lutas e reivindicações das populações e dos agentes não-governamentais dos países que compõem as maiores economias do mundo. O ponto alto do G20 Social será a Cúpula Social, entre os dias 15 e 17 de novembro de 2024, às vésperas da Cúpula de Líderes do G20, as duas no Rio de Janeiro.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES