Faleceu na manhã desta quarta-feira (25) o professor José Reis Pereira, aos 79 anos, ex-presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC), ex-deputado estadual constituinte e professor aposentado da Universidade Federal do Piauí (UFPI), lotado no Departamento de Letras. O político e educador era natural de São João do Piauí.
José Reis Pereira estava internado em um hospital particular de Teresina em tratamento contra um câncer de pulmão, com o qual já convivia há várias anos. De acordo com informações, ele não resistiu à doença.
Preso político da ditadura
Pedro Laurentino, irmão de José Reis, afirma que o irmão teve participação ímpar na política regional.
"Ele presidiu o diretório acadêmico de filosofia nos anos 60. Em função das atividades e da rebeldia, com compromisso pela luta democrática, ele foi preso e passou uma temporada. Só saiu porque teve tuberculose e foi se tratar em casa. Ele nunca abandou esse lado. Além disso, ele foi fundador da Adufpi. A trajetória política dele começou no MDB até que ele fundou o PSDB no Piauí. Ele saiu da situação para ser oposição. Na minha opinião, o melhor deputado estadual constituínte que o Piauí já teve", conta.
Legado
O atual presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, Ênio Portela, lamentou a morte do professor José Reis Pereira. "Ele sempre foi referência na Fundação Monsenhor Chaves, tanto na gestão quanto no trato com o s servidores", disse.
Portela diz ter conhecido o professor José Reis quando começou a trabalhar com Cultura em Teresina. "O professor apoiou muitas das pautas das minhas pautas", disse, enfatizando que tanto a Fundação e a toda a cultura de Teresina estão de luto.
José Reis Pereira era pai do guitarrista André de Sousa, músico reconhecido na capital, e quando foi presidente da Fundação, implantou o Projeto Banda-Escola, que revelou muitos músicos para capital. "Este projeto permanece e hoje temos 10 bandas existentes", acrescenta.
Velório e sepultamento
O velório acontece na Pax União, na Avenida Miguel Rosa, a partir das 19h30. O sepultamento acontece no Cemitério Jardim da Ressurreição nesta quinta-feira (26), às 8h.
Nota de Pesar
O presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, Ênio Portela, vem, por meio desta nota, lamentar o falecimento do ex-presidente da FMC, Professor Zé Reis, na manhã desta quarta-feira (25/01).
Ênio Portela também lembra da relevância da gestão comandada pelo Professor Zé Reis, “dando firmeza às políticas culturais numa época onde investir em cultura era ser visionário”.
O Professor Zé Reis era um exemplo a ser seguido e até hoje tem o respeito dos funcionários desta casa e daqueles que ajudam a fortalecer a cultura no município de Teresina. Lamentamos a perda e esperamos conseguir prosseguir com sucesso o trabalho iniciado por ele.
Teresina, 25 de janeiro de 2023