Morreu neste domingo (13/11), em Teresina, o médico João Orlando Ribeiro Gonçalves, aos 83 anos. Ex-presidente da Fundação Municipal de Saúde, ele estava internado no Hospital Unimed Primavera, por complicações de problemas de saúde.
Professor da Universidade Federal do Piauí e natural de Oeiras (PI), João Orlando foi Coordenador da Clínica Oftalmológica do Hospital Getúlio Vargas (HGV). Um dos mais famosos especialistas na área no Brasil, se dedicou à prevenção da cegueira e reabilitação visual.
Em nota, o Sindicato dos Médicos do Piauí (SIMEPI) destacou que o médico "esteve à frente de seu tempo, como médico, docente, pesquisador e gestor, deixando um brilhante legado".
"Um dos nomes de maior destaque na história da medicina do Piauí, mundialmente reconhecido e respeitado, em razão dos seus estudos, pesquisas e relevantes serviços prestados à medicina e à sociedade piauienses, sempre com muito zelo, ética e moral", completa o Simepi.
O presidente do PSDB no Piauí, também ex-presidente da FMS, Luciano Nunes, menciona João Orlando como "homem de conduta reta cuja trajetória de realizações orgulha o Piauí", e manifesta pesar à família e amigos.
O senador Elmano Férrer (Progressistas) diz que o médico deixa "um grande legado como médico e professor".