O ex-secretário de Governo, Merlong Solano, divulgou na manhã desta quinta-feira (21) em suas redes sociais que teve o seu telefone celular clonado.
Nesta quarta-feira (20), o ex-secretário de Administração Franzé Silva, comunicou também que também teve seu celular clonado e disse que empréstimos financeiros estavam sendo solicitados para os contatos de sua agenda telefônica.
Além dos dois ex-secretários, o deputado federal Átila Lira (PSB) e outros 12 prefeitos do Piauí também foram vítimas tendo seus celulares clonados onde a quadrilha passou a usar suas contas de WhatsApp para solicitar transferência de recursos públicos para contas bancárias até agora desconhecidas.
Merlong Solano postou um comunicado em seu facebook comunicando o ocorrido e alertando para que as pessoas não se comuniquem com o seu número anterior. Ele diz ainda que as providências cabíveis já estão sendo tomadas.
Os criminosos clonam as linhas telefônicas das vítimas com a ajuda de funcionários de operadoras de telefonia. Após a clonagem, a vítima tem seu aplicativo de mensagens instantâneas bloqueado e perde acesso. É quando a quadrilha assume a identidade da vítima e entra em contato com funcionários, aliados e amigos para solicitar grandes quantias em dinheiro.