A ceita de Natal, que tradicionalmente é servida na noite do dia 24 para 25 de dezembro, reúne dezenas de alimentos e sabores diferentes, o que faz com que muita gente exagere. A seguir algumas dicas para limpar o organismo e se preparar para a festa de final de ano.
Chá de boldo
O chá de boldo fornece um alívio para o organismo, que fica sobrecarregado pela gordura e pelo álcool. O boldo também vai ajudar na digestão e na eliminação de gases.
Quem não tiver a erva, diz Ribas Filho, pode optar pelo chá de hortelã, que também ajuda na metabolização (quando o que ingerimos é mais facilmente expelido do corpo).
Dieta detox também ajuda a liminar toxinas
Já a nutricionista Lucyanna Kalluf, além do chá de boldo, indica a dieta detox. “Ao contrário do que as pessoas imaginam, a dieta detox não é uma dieta radical, restritiva. A desintoxicação tem como objetivo ajudar a eliminar toxinas e outras substâncias que prejudicam a saúde e o bom funcionamento do organismo.”
A dica da Lucyanna para essa dieta, assim, é esquecer alimentos e bebidas com muito aditivos, como corantes e estabilizantes.
Cuidado com o almoço natalino
Uma outra dica para o pós-ceia é evitar comer muito na hora do almoço natalino, apostando em saladas e alimentos mais leves. Quem bebeu demais, também pode optar por frutas, que vão ajudar a aliviar os efeitos da bebida.
Também aqui vale lembrar que o panetone é bastante calórico: uma fatia desse tradicional pão natalino com frutas cristalinas possui, em média 250 calorias. A recomendação é evitar no pós-ceia ou comer com muita moderação.