Terminar o ano com deslizes alimentares não é incomum e, para a especialista em emagrecimento, Edivana Poltronieri, também não deve ser um problema. Para a retomada de foco é preciso manter a motivação. Segundo a expert, por ser um mês de recomeços, janeiro pode ser um ótimo mês para começar a fazer as pazes com o corpo e abraçar uma rotina saudável com equilíbrio. Nesse sentido, Poltronieri revela o caminho das pedras em cinco dicas.
Reencontre uma atividade que te faz feliz
A especialista explica que encontrar uma nova atividade fisica que dê prazer pode ser a chave para entrar em uma rotina duradoura, como natação ou dança. “É comum as pessoas se prenderem em academias e outras exercícios convencionais, como caminhadas por exemplo, mas talvez ela sinta prazer em atividades menos convencionais”, comenta Poltronieri, que sugere o início de ano como oportunidade de experimentar outras formas de exercitar-se.
Se prepare!
Preparar-se com antecedencia pode ser a chave do sucesso de uma rotina saudável! “Tire um dia para cozinhar as principais refeições da semana e congele. Isso vai ajudar a ter um prato saudável com rapidez e sem desculpas para deslizes”, sugere a expert.
Tire tempo não só para comer, mas para saborear os alimentos saudáveis
“Mude o mindset de apenas comer para emagrecer. Foque na reeducação alimentar e no quanto uma escolha mais saudável irá comprometer positivamente para a disposição, sono e até humor”, pontua Poltronieri.
Outra sugestão da profissional é optar por alimentos saudáveis que adiconem cor e sabor ao prato e que, principalmente, agrade ao paladar. “É cientifico que, quanto mais colorido estiver um prato, mais apetitoso ele estará e com muitos nutrientes. Então, adicione cor às refeições”. Sobre o paladar, a expert afirma que, o que é gostoso para uma pessoa, pode não ser para outra. “Então, pesquise receitas e formas diferentes de fazer os ingredientes para dar vida à dieta”.
Crie um grupo fitness com amigos
Sempre tem alguém próximo interessado em estilo de vida mais saudável, principalmente nessa época do ano. Nesse caso, uma sugestão é criar um grupo para assumir um compromisso fitness, com trocas de receitas, exercícios e até desafios. “Essa troca é enriquecedora e fundamental, principalmente para quem é iniciante no assunto”, pontua Poltronieri.
Vibre com os resultados, mesmo sendo pequenos
Tenha para cada resultado, menos que pequeno, um motivo para comemorar. Resultados pequenos represetam a soma de boas escolhas, como substituir um alimento gorduroso por um mais leve e saudável no jantar. Exigiu disciplina e, por menor que seja, surtiu efeito. Então, celebre isso! “É comum desistir no início de um novo hábito. Então, seja leve consigo mesmo e encare cada conquista como se tivesse avançado uma casa do jogo de tabuleiro. É andando de casa em casa que se chega à conquista”, conclui Edivana Poltronieri.