Já existem inúmeros motivos para não consumir refrigerante, mas uma pesquisa feita pela Universidade de Copenhague descobriu algo ainda mais pertubador para os homens: Pessoas do sexo masculino que ingerem muito refrigerante podem ter problemas de disfunção erétil e a quantidade de seu esperma pode ser reduzida em 30%.
A pesquisa analisou quase três mil homens e constataram que, aqueles que costumavam ingerir refrigerante em excesso, tinham a contagem média de 35 milhões de espermatozoides por mililitro. Já aqueles que não abusavam da bebida, possuíam 56 milhões. Embora 35 milhões seja uma contagem normal, os pesquisadores alegam que o abuso de refrigerantes possa causar infertilidade.
O estudo não exclui os refrigerantes diet dessas consequências, associando os danos aos adoçantes artificiais. Os cientistas também analisaram a alta concentração de cafeína na bebida e constataram que o consumo elevado dessa substância não está associado a nenhum tipo de dano ao pênis.
Beber refrigerante em excesso também pode causar diversos problemas de saúde, relacionados à alta quantidade de açúcar presente na bebida.