Quem tem fibromialgia pode aliviar os sintomas da doença com exercícios físicos. Mas nem sempre os pacientes conseguem manter uma rotina de atividades devido ao cansaço, às dores e à dificuldade de se deslocar até uma academia ou um parque. A doença, que acomete cerca de 6% da população, provoca dores musculoesqueléticas distribuídas pelo corpo.
Há, no entanto, um novo estudo que aponta uma solução mais simples, com a mesma eficácia. De acordo com uma pesquisa da Universidade Johns Hopkins e da Universidade de Michigan, 30 minutos de atividades cotidianas, como subir escadas ou limpar a casa, também podem contribuir para a diminuição das dores.
Segundo o estudo, publicado no periódico "Arthritis Research & Therapy", o aumento do nível de atividade física rotineira diminuiu em 35% as dores dos pacientes e fez com que eles se movimentassem mais, elevando em 54% o número de passos dados diariamente, medidos por um pedômetro.
Para Suely Roizenblatt, reumatologista e professora da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o estudo pode ajudar os pacientes, que geralmente têm depressão, a se sentirem mais capazes no dia a dia.
"Exercícios simples provam que a pessoa é capaz de se movimentar e, lentamente, ela pode voltar a realizar seus afazeres diários. Além disso, qualquer tipo de atividade ajuda. O que atrapalha é ficar imobilizado por causa da dor", diz.