O empresário Fábio Carvalho e os atuais acionistas do Grupo Abril fecharam um acordo nesta quinta-feira (20) para aquisição de 100% das ações da empresa, que pediu recuperação judicial em agosto deste ano.
Com a transação, fechada por valor simbólico, Carvalho assume cerca de R$ 1,6 bilhão em dívidas e o controle da empresa criada em 1950 pela família Civita, destaca a agência Reuters.
O negócio precisará do aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da injeção de recursos na companhia para financiar sua reestruturação. A expectativa é de que o negócio seja inteiramente concluído em fevereiro.
Após conclusão da compra, Fábio Carvalho assumirá o controle societário e ocupará a posição de CEO do grupo.
Para reestruturar a Abril, o empresário terá como base a sociedade de investimentos Legion Holdings, composta por especialistas em renegociações de dívidas e transformações operacionais.
Após este processo, o objetivo é que a nova equipe se junte aos executivos do Grupo Abril e a profissionais da Alvarez & Marsal, responsáveis pela recuperação das companhias do grupo.
“Com a venda do Grupo Abril para Fábio Carvalho, a família Civita delega a ele a tarefa de administrar os desafios e as oportunidades que estão no horizonte da nova mídia. Fábio reúne as características de empreendedor e a visão de negócio que os novos tempos exigem. Desejamos a ele muito sucesso”, declarou em nota Giancarlo Civita.
Especializado em crise
Advogado, Carvalho é especializado em comprar empresas em crise financeira e, assim, fazer amplas reestruturações, com o objetivo de devolver estabilidade e crescimento ao negócio.
Entre seus investimentos, ele possui participações em empresas de vários setores que, juntas, têm faturamento anual acima de R$ 4 bilhões e empregam mais de 46 mil pessoas. Entre seus investimentos, estão as Lojas Leader e a Casa & Vídeo.