Falar durante o sono pode ser um distúrbio; veja tratamento

Evite bebidas alcoólicas e refeições pesadas antes de dormir.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

É comum emitirmos inconscientemente alguns sons ou palavras enquanto dormirmos. Mas se você faz isso frequentemente e chega até a conversar com alguém ou acordar o parceiro por isso, é provável que você sofra de sonilóquio. É assim que a medicina identifica o ato de falar durante o sono sem perceber.

Segundo a Fundação Nacional Americana do Sono, a gravidade e a necessidade de tratamento depende da intensidade do distúrbio. Muitos casos são genéticos, mas fatores externos podem estimular ou ainda desencadeá-lo, como ingestão de álcool, falta de sono, febre, ansiedade, stress, depressão ou outras doenças mentais e físicas. Por isso, evite bebidas alcoólicas e refeições pesadas antes de dormir, respeite suas horas de sono e tente encontrar uma atividade que diminua o stress e a ansiedade do dia a dia.

É uma boa ideia para ver um especialista do sono, se o seu falar do sono ocorre de repente, quando adulto, ou se se trata de medo intenso, gritos, ou ações violentas. Você também pode considerar consultar um médico se a vibração inconsciente está a interferir com o seu sono ou a de seus companheiros de quarto. Se você acha que seu filho tem problemas de sono, faça uma consulta com o pediatra.

Um especialista do sono irá perguntar-lhe quanto tempo você está falando em seu sono. Você vai ter que perguntar ao seu parceiro de cama, companheiro de quarto e até mesmo seus pais esta pergunta. Tenha em mente, você pode ter começado a falar durante o sono na infância.

Não há testes necessários para diagnosticar o falar dormindo. No entanto, o médico pode pedir exames, como um estudo do sono ou gravação do sono (polissonografia), se tiver sinais de um outro distúrbio do sono.

Raramente falar dormindo requer tratamento. No entanto, a fala durante o sono pode ser o resultado de uma outra desordem de sono mais grave ou condição médica, que pode ser tratada. Converse com seu médico sobre as opções de tratamento.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES