A Fazenda da Paz graduou dez acolhidos que concluíram o programa terapêutico de combate à dependência química na manhã deste domingo (21). Eles são oriundos da Comunidade Terapêutica Terra da Esperança, e agora podem desfrutar da sobriedade com a família e amigos.
Para Célio Barbosa, coordenador da Fazenda da Paz, esse é um momento de superação e alegria. “Estar na Fazenda da Paz é estar em uma redoma, protegido dos males e tentações do mundo lá fora. Formar esses meninos é sempre uma emoção, pois faço isso há 25 anos e ainda dá uma tremedeira. Aqui eles passam uma gestação de 12 meses, onde eles nascem novamente para a vida”, explica.
Presente na solenidade de formatura, Cláudio Idalécio, que hoje possui mestrado e está reestruturando sua empresa, conta que a Fazenda da Paz lhe resgatou a vida que hoje ele reconstrói. “O mundo seduz, são muitas tentações. Mas é preciso viver um dia de cada vez. Perdi tudo mas hoje estou me recuperando. A recuperação não é fácil, é um longo caminho”, revela.
Os formandos não esconderam a emoção deste momento. Valdeci Dias, de 47 anos, natural de Floriano-PI, deixou uma mensagem de agradecimento. “Quero agradecer a todos da Fazenda pela oportunidade. Muitos daqui me pegaram pela mão para que eu modificasse meus defeitos. Nunca mais serei o mesmo. Levarei os ensinamentos daqui para a vida”, conta.
João de Sousa Morais, 47, de Barras-PI, diz que a luta é diária. “É preciso vencer a droga todo dia, 24 horas. Quero agradecer primeiramente a Deus e também à Fazenda”, acrescenta.
Os acolhidos graduados saem aptos para se reintegrar à sociedade e mercado de trabalho, pois no contexto do programa citado, estão incluídos diversos cursos profissionalizantes. A cerimônia de graduação envolve um complexo de vivências e emoções que abarca os acolhidos e suas famílias, momento ímpar no processo de superação da dependência química.