A vacina contra a febre amarela está disponível nas Unidades Básicas de Saúde de Teresina, mesmo a capital estando fora da área de risco. De acordo com a assessoria da Fundação Municipal de Saúde, quem for viajar para outros estados deve mostrar comprovante de viagem. A medida foi tomada visando manter o controle das doses que estão disponíveis.
"Quem vai viajar para áreas de risco e viagens internacionais também pode se vacinar, desde que comprove que vai viajar", informou a coordenadora de comunicação da FMS.
A recomendação é para quem for viajar para estados como a Bahia, Maranhão e Pará, onde há registrados de casos positivos da doença. Além disso, é necessário mostrar o comprovante de viagem.
No início da semana, a Secretaria de Estado da Saúde emitiu Nota Técnica para os municípios acerca das ações de vigilância da doença, como medidas preventivas, além de intensificar a cobertura vacinal, especialmente nos municípios que fazem fronteira com o estado da Bahia.
Cerca de 57 municípios piauienses sugerem maior cuidado pelo fato se limitarem com estados que apresentaram notificação de casos da doença. Apesar da recomendação, o Piauí não registra casos da doença há 40 anos.
A vacina é para pessoas com mais de 60 anos e precisa passar pela avaliação de um profissional da saúde antes de tomar a vacina
» Pessoas acima de 60 anos, gestantes e mulheres que estão amamentando crianças menores de 6 meses devem se vacinar se forem deslocar para locais com transmissão ativa da febre amarela
» Mulheres que estão amamentando devem suspender o aleitamento materno por 10 dias após receber a vacina