Uma grande multidão de fiéis acompanhou na última na terça-feira (13), em ato de fé e devoção a procissão e missa de encerramento do trezenário de Santo Antônio, padroeiro da cidade Jerumenha (320 km de Teresina), considerado por quem participou como o melhor dos últimos anos no município.
O padre da cidade, Frei Eulálio Miranda, conduziu a celebração e no encerramento, agradeceu a todos que se empenharam para a realização do evento, em especial aos grupos de organização que trabalharam engajados para a realização dos festejos e a Prefeitura Municipal de Jerumenha, com a atual administração.
“Nós temos uma trezena a Santo Antonio tradicional em Jerumenha e esse ano nós colocamos como tema: Festejos de Santo Antonio – Fé, Tradição e Alegria. Abrimos os festejos no dia 1º de junho, com uma caminhada com um mastro às 5h da manhã e uma multidão de pessoas participou desse ato de fé. Nós ficamos impressionados com a presença dos fieis”, disse.
De acordo com o Frei, a frequência dos fies eram sempre intensas e fervorosas em todas as celebrações durante todo o festejo. Um momento muito forte foi a Festa dos Vaqueiros, celebrada no dia 12 de junho, com café da manhã comunitário, depois cavalgada pela cidade e finalizando com a Missa do Vaqueiro com toda simbologia, cantoria e leitura própria dos vaqueiros.
Frei Eulálio enfatizou que a participação da população é fundamental e acrescentou ainda que é com a contribuição de todos que é possível fazer com que o festejos aconteçam todos os anos de maneira cada vez mais forte. “Para a procissão de encerramento vieram pessoas de muito longe para participar como São Paulo, Rondônia, Maranhão e cidades vizinhas de Jerumenha. Os festejos de 2017 foram bastante prestigiados. A gente nota que transcorre durante a trezena um povo feliz com tudo que foi celebrado e festejado. A gente eleva a autoestima tanto do visitante, quanto do jerumenhense que renovam a sua fé e expressam sua alegria”, disse.
A prefeita do município Aldara Pinto, participou de todos os dias das celebrações e também já havia preparado uma grande programação cultural para os festejos que aconteceram de 1º a 13 de junho. Segundo Aldara, a comunidade católica da cidade e de cidades vizinhas esperam todos os anos ansiosamente para este grande momento de fé e religiosidade. “Nosso festejo é bastante tradicional tanto pela parte religiosa, quanto pela parte cultural e nós tivemos a preocupação de ir atrás de parcerias, para realizar o evento que foi bastante prestigiado”, disse.
A gestora destacou que o principal objetivo do evento é festejar o padroeiro da Paróquia de Santo Antônio. A Prefeitura Municipal de Jerumenha, contou com o apoio do Governo do Estado, Secult e do deputado federal Silas Freire e do deputado estadual Zé Santana. “Para o próximo ano, nós vamos continuar trabalhando para fechar parcerias e superar a expectativa dos fieis que participam dos festejos de Santo Antônio”, pontuou a prefeita.