O fim de semana será marcado por tempo instável em grande parte do país, após dias de calor intenso. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), há alerta de chuva no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte até sábado (30), com acumulados de até 50 mm.
As chuvas mais intensas estão previstas para São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, onde há risco de alagamentos, deslizamentos e transbordamentos de rios.
Conforme a Metsul, também há previsão de chuva no Sul do país. Santa Catarina e Paraná terão pontos isolados de precipitação, com acumulados que podem superar 100 mm em poucas horas. No Rio Grande do Sul, as áreas mais atingidas serão o nordeste e o norte do estado. Entre a noite de domingo (1º) e segunda-feira (2), há alto risco de tempestades em diversas regiões.
COMO FICA O TEMPO NO SUDESTE
Segundo o Climatempo, em São Paulo, os maiores volumes de chuva devem ocorrer no interior e na região metropolitana. No Rio de Janeiro, a capital e a região serrana também terão chuva neste fim de semana. Em Minas Gerais, os acumulados serão significativos, especialmente nas regiões sul e oeste. No Espírito Santo, a precipitação mais intensa será no sul do estado.
A próxima semana seguirá chuvosa. Em São Paulo, os acumulados podem ultrapassar 100 mm, chegando a 120 mm em alguns pontos. No Rio de Janeiro, as regiões serranas e sul estão em alerta, com chuvas que podem passar de 60 mm. A capital e o litoral terão chuvas frequentes, mas com volumes menores.
Minas Gerais também terá chuvas significativas, especialmente no sul. Belo Horizonte e áreas centrais devem ter precipitações de forte a moderada intensidade. No Espírito Santo, o sul do estado receberá os maiores volumes, enquanto as demais regiões terão pouca ou nenhuma chuva relevante.