Fim do calorão: frente fria derruba temperaturas; capitais com queda de 15°C

Apesar da mudança significativa nas temperaturas, o sistema deve ser menos intenso do que o da primeira quinzena de agosto, que causou recordes de frio em diversas capitais.

Fim do calorão: frente fria derruba temperaturas; capitais com queda de 15°C | Rovena Rosa/Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A frente fria que avança pelo Sul do país trará alívio para a onda de calor que elevou as temperaturas em grande parte do Brasil nesta semana. De acordo com meteorologistas, esse sistema deve alcançar as regiões Sudeste e Centro-Oeste no fim de semana, provocando uma queda nas temperaturas.

Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, afirma que a frente fria trará chuvas menos intensas em comparação ao Sul, além de trazer o frio. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que algumas capitais do Centro-Sul podem enfrentar uma redução de mais de 15°C nos próximos dias.

FRIO INTENSO

A Climatempo prevê que o frio mais intenso ocorrerá na região Sul, além de partes do Sudeste e do Centro-Oeste. Nas áreas mais ao norte do Centro-Oeste e no centro-norte de Minas Gerais, a frente fria deverá apenas amenizar o calor, com efeitos de curta duração. Embora a queda nas temperaturas seja significativa, essa frente fria será menos rigorosa do que a ocorrida na primeira quinzena de agosto, que estabeleceu recordes de frio em várias capitais.

Segundo o Inmet, já nesta sexta-feira (23), todo o estado do Rio Grande do Sul, o oeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e oeste do Mato Grosso do Sul devem registrar temperaturas mais baixas, com quedas de até 5°C antes do fim de semana.

QUEDA NAS TEMPERATURAS

Com a chegada da frente fria no fim de semana, capitais do Centro-Oeste, Sudeste e Sul terão quedas significativas nas temperaturas. Em São Paulo, a máxima cai de 30°C na sexta (23) para 13°C no domingo (25), uma diferença de 14 graus. No Rio de Janeiro, a temperatura passa de 36°C para 25°C, uma queda de 11 graus. Em Curitiba, a queda será ainda maior, de 29°C na sexta para 13°C no domingo, uma diferença de 16 graus. 

CAPITAIS QUE DEVEM SOFRER QUEDA NA TEMPERATURA

  • Campo Grande

Sexta-feira (23)

máxima: 31°C

mínima: 20°C

Domingo (25)

máxima: 20°C

mínima: 12°C

  • Cuiabá

Sexta-feira (23)

máxima: 40°C

mínima: 28°C

Domingo (25)

máxima: 28°C

mínima: 16°C

  • Curitiba

Sexta-feira (23)

máxima: 29°C

mínima: 14°C

Domingo (25)

máxima: 13°C

mínima: 3°C

  • Rio de Janeiro

Sexta-feira (23)

máxima: 36°C

mínima: 19°C

Domingo (25)

máxima: 25°C

mínima: 20°C

  • São Paulo

Sexta-feira (23)

máxima: 30°C

mínima: 14°C

Domingo (25)

máxima: 16°C

mínima: 7°C

CHANCE DE NEVE

Embora não se prevejam novos recordes de frio com essa massa de ar polar, a frente fria pode criar condições para a ocorrência de neve em partes do Sul do país. De acordo com Luengo, há possibilidade de neve na Serra Gaúcha e Catarinense na madrugada do próximo domingo (25).

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES