O pedido de empréstimo junto ao Banco Mundial para a segunda etapa do Programa Lagoas do Norte foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. O recurso é de US$ 88 milhões (mais de R$ 350 milhões no câmbio atual). Foi aprovada também a urgência para votação no plenário daquela Casa Legislativa.
A segunda etapa do Programa Lagoas do Norte compreende a ampliação de infraestrutura contra inundações e o acesso a água e saneamento básico nas unidades habitacionais. Serão criadas ainda mais áreas verdes e de lazer na região. Também estão inclusos a revitalização do Parque Encontro dos Rios e o desenvolvimento de um plano municipal de prevenção da violência, com atenção especial à violência de gênero.
O processo do financiamento foi aprovado ainda em fevereiro pelo Banco Mundial. A instituição, que foi a financiadora da primeira etapa também, considera o projeto um caso de sucesso mundial, já tendo convidado o prefeito Firmino Filho para apresentar o Lagoas do Norte em diversos países.
O pedido de empréstimo tramitou nos ministérios do Planejamento e da Fazenda e no Palácio do Planalto. O prefeito Firmino Filho esteve em Brasília para acompanhar a votação na Comissão de Assuntos Econômicos. “É um pedido de empréstimo de U$ 88 milhões relacionado à segunda fase do programa Lagoas do Norte. Essa é a maior fase do Programa. Iremos investir os recursos para transformar e melhorar a qualidade de vida de toda a região Norte, que é o berço de nossa cidade. As intervenções nas áreas de meio ambiente, saneamento básico, habitação, sistema viário e lazer vão também gerar emprego e renda e transformar a zona Norte num novo cartão postal de Teresina. Com a aprovação hoje, esperamos assinar o contrato até o final de abril para, então, encaminhar os processos licitatórios. Nossa expectativa é assinar as primeiras ordens de serviço no segundo semestre”, destacou Firmino Filho.
O financiamento para que a Prefeitura de Teresina execute a segunda etapa do Programa foi aprovado pelo Banco Mundial em fevereiro. Como se trata de um empréstimo internacional, é necessária aprovação do Senado para que seja assinado o contrato com o Banco e, em seguida, sejam iniciadas as intervenções. O Programa Lagoas do Norte beneficia diretamente 13 bairros e cerca de 100 mil pessoas.