A florada dos ipês anuncia um espetáculo paisagístico que integra a cenografia de Teresina. Ao final do mês de agosto, a copa das árvores é tomada por aquarelas de flores amarelas, brancas e roxas, que com a brisa se transformam em verdadeiras paisagens impressionistas.
No Blue Tree Towers Rio Poty, por exemplo, a copa de um belíssimo ipê amarelo transforma a paisagem de um dos mais charmosos prédios da capital, localizado na Avenida Marechal Castelo Branco. É poesia em imagem, com o destaque das pétalas amarelas sobre o edifício.
O ipê amarelo possui uma florada mais longa, chegando a até10 dias de copa com florada. Com o tempo, as flores caem no solo formando uma imagem poética. Os ipês roxos e brancos possuem flores que dura uma semana. O processo é importante para a perpetuação da espécie.
O período de florada depende das condições ambientais, associadas ao clima seco. “Os ipês não seguem calendários, mas é mais ou menos um pouco depois do aniversário de Teresina”, explica Graça Arrais, bióloga com doutorado em botânica pela Universidade de São Paulo (USP).
O ipê amarelo tem florada diferente do branco ou roxo, por exemplo. “A florada está relacionada a questões de clima e cada cor tem um processo genético diferente. Não dá para precisar quando vai florar. Mas aproveite quando isso acontecer, pois é uma beleza incomparável”, finaliza a doutora em botânica.