A cidade de Floriano, localizada a 250 km da capital, Teresina, ao Sul do Piauí, vai ser sede do Cinema Nacional Brasileiro entre os dias 1º a 5 de dezembro. A cidade recebe o 16º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões. O evento contará com a exibição de filmes nas mostras Competitiva e Não Competitiva, além da realização de oficina de interpretação e oficina de produção de projetos culturais.
Tarso Tapety, produtor da organizadora do evento, explica que as atividades acontecerão nos teatros Maria Bonita e Cidade Cenográfica, sempre a partir das 19h. “Nossa intenção é que a comunidade possa ter contato de forma gratuita e acessível com o que está sendo produzido Brasil no segmento de audiovisual. Além de dar visibilidade a essas produções, que, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, não deixaram de mobilizar produtores, artistas e todo um setor econômico”, avalia.
O Encontro recebeu 245 inscrições de filmes para a Mostra Competitiva deste ano, que irá premiar, com o troféu “Cacto de Ouro 2021”, o melhor filme do evento em cada categoria, assim como o melhor diretor, melhor roteiro, melhor figurino, trilha sonora, dentre outras modalidades.
Do total de filmes inscritos, foram selecionados para concorrer ao troféu: cinco longas-metragens de ficção e documentário; cinco curtas-metragens de ficção; cinco curtas-metragens de animação e cinco curtas-metragens de documentários. As produções serão analisadas por uma equipe técnica além do júri popular.
Devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, será utilizada apenas 60% da capacidade dos teatros Maria Bonita e Cidade Cenográfica. Além disso, poltronas serão isoladas para proporcionar o distanciamento social necessário, com a disponibilização de álcool em gel e uso obrigatório de máscara nas dependências dos teatros.
Oficinas
Para participar das oficinas, os interessados devem entrar em contato com a organização do evento através do WhatsApp: (89) 99425-9417. Serão disponibilizadas apenas 20 vagas por oficina. O 16º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões é uma realização da Escalet Produções Cinematográficas, Secretaria de Cultura de Estado do Piauí/Secult, Governo do Estado do Piauí, por meio do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura/SIEC.