Fornecimento de água será interrompido em 80% dos bairros de Teresina

A parada programada no sistema da Estação de Tratamento de Água (ETA-Sul), será a partir de 12 horas do próximo domingo (16).

ery | s
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Águas de Teresina anunciou nesta quarta-feira (12), que realizará uma parada programada no sistema da Estação de Tratamento de Água (ETA-Sul), a partir do meio-dia do próximo domingo (16). Segundo a concessionária, para a melhoria do sistema de abastecimento, serão realizadas obras de modernização das instalações elétricas da unidade, implantação de novos painéis de acionamentos, manutenção no sistema de proteção hidráulica da adutora de água tratada da ETA, bem como melhorias na rede de abastecimento de água.

A ação contará também com a implantação de novas válvulas para manutenção de rede e a instalação de um novo sistema de bombeamento do Jóquei para o Planalto Uruguai. O serviço será finalizado meia noite, com retorno gradativo do abastecimento de água.

Por se tratar de várias intervenções complexas, que demandam a interrupção no abastecimento de água, 80% da cidade será afetada. A Águas de Teresina estava aguardando o período mais apropriado para realizar o serviço. Agora, com o atual cenário, em que o estado do Piauí conseguiu zerar a fila de espera por leitos para Covid-19 em todo o seu território, a concessionária realizará a manutenção corretiva.

Recomenda-se que a população reserve água e utilize o recurso de forma moderada durante o período, privilegiando o consumo humano e as atividades essenciais. Logo após a execução dos serviços, o funcionamento da rede será restabelecido imediatamente. Como o sistema funciona por pressão, a água chegará mais rápido nas regiões centrais e só depois nas áreas mais elevadas da cidade.

Fornecimento de águas em 80% de Teresina será interrompido no proximo domingo  (Foto: Águas de Teresina)

O trabalho integra o plano de requalificação e modernização do sistema de abastecimento da capital, cujo objetivo é otimizar a distribuição de água tratada e reduzir desperdícios. Nos três primeiros anos de atuação, a empresa já conseguiu reduzir de 64,1% para 43,94% as perdas de água tratada. A meta contratual é chegar aos 25% até 2027.

 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES