Fortes chuvas são esperadas para o feriadão da Semana Santa no Nordeste

A previsão é de chuvas volumosas em grande parte do litoral leste a partir desta quarta-feira (5).

Chuvas são previstas para parte do litoral nordestino | Natinho Rodrigues/Diário do Nordeste
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Semana Santa deve ser de muita chuva em grande parte da região Nordeste, segundo apontou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A previsão é de chuvas volumosas em grande parte do litoral leste a partir desta quarta-feira (5), provocadas pelo fluxo do vento, especialmente em baixos níveis da atmosfera, com a presença de instabilidades vindas da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, que devem contribuir para manter o tempo instável.

"O padrão atmosférico também vai favorecer a continuidade de pancadas de chuva no interior do Nordeste, principalmente, a partir do próximo sábado (8). Áreas do centro-norte do Maranhão; norte do Piauí; litoral, sertão central e sul do Ceará, e alto sertão da Paraíba devem ser afetadas", informou o INMET. 

Nesta quarta-feira (5), o INMET emitiu alerta de Perigo (laranja) para o litoral dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Nessas áreas, podem ocorrer chuvas de até 60 mm/h ou até 100 mm/dia, além de ventos com velocidade de até 100 km/h.

INMET emitiu alertas para chuvas intensas no Nordeste | FOTO: Reprodução 

Um alerta de Perigo Potencial (amarelo) também foi emitido para o território que engloba todo o Maranhão e Ceará, grande parte do Piauí e oeste do Rio Grande do Norte. Nesses locais são previstas chuvas intensas de até 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h).

"Os modelos numéricos de previsão do tempo indicam que, a partir da madrugada desta quarta, aglomerados de nuvens deverão chegar ao setor leste, provocando pancadas de chuva e possibilidade de rajadas de vento, principalmente, do Rio Grande do Norte ao estado de Alagoas. Já nos litorais de Sergipe e Bahia, as chuvas também deverão ser mais volumosas, neste caso, devido à presença de um cavado (área alongada de baixa pressão) em altos níveis da atmosfera", diz o informativo do INMET.

Meio Norte - O seu portal de notícias e exclusivas

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES