Fortes chuvas voltam a causar estragos em Santa Catarina; previsão de mais chuva

O rio Itajaí-Açu transbordou e inundou Rio do Sul. A cidade que tem 72,5 mil habitantes e está localizada no Vale do Itajaí.

Rio Sul está alagada, em diversas regiões | ANDERSON COELHO/AFP
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A situação crítica das chuvas em Santa Catarina continua. Rio do Sul sofreu com as fortes chuvas que caíram na região e fez o rio Itajaí-Açu transbordar e inundar a cidade que tem 72,5 mil habitantes e está localizada no Vale do Itajaí. Segundo as autoridades, até agora, 386 famílias foram atendidas e 1.200 pessoas precisam ser abrigadas.

Leia Mais

A situação se intensificou ainda mais na madrugada de segunda-feira (9). Equipes de bombeiros do Alto Vale do Itajaí foram acionadas e se mobilizaram rapidamente para socorrer mais de 50 pessoas que se encontravam ilhadas em Taió. Informações atualizadas revelam que, na tarde de segunda-feira, o rio da cidade já marcava uma elevação preocupante de 12,40 metros.

A previsão é que as chuvas se intensifiquem ainda mais. A Defesa Civil de Santa CAtarina alertou para o risco moderado a alto em todas as regiões, a partir das primeiras horas da quarta-feira (11), até o fim da quinta-feira (12). São esperadas chuvas fortes e temporais com risco de granizo em todo o estado, segundo previsão da Epagri/Ciram.

A previsão aponta que a chuva intensa começa no Extremo Oeste, Litoral Sul e Vale do Itajaí, avançando para as demais regiões durante a tarde e noite de quarta e persistindo ao longo da quinta-feira.

Os acumulados de chuva serão mais significativos no Meio-Oeste, planaltos Sul e Norte, Vale do Itajaí e Litoral, com médias entre 70 e 100 mm e pontos de até 100 mm ou mais. No Extremo Oeste e Oeste, são esperados totais de 40 a 70 mm, com áreas de maior intensidade.

O risco de temporais localizados é alto em todo o estado, com a possibilidade de chuvas fortes, descargas elétricas, ventos intensos e queda de granizo. É importante estar alerta e adotar medidas de precaução.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES