Fórum discute prevenção às drogas

O IX Fórum Sobre Drogas do Piauí, promovido pela Fazenda da Paz reuniu profissionais, estudiosos e gestores que atuam na área da dependência química para a discussão de políticas públicas ao enfrentamento às drogas.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Na manhã de sexta-feira (8), a Fazenda da Paz promoveu o último dia do IX Fórum Sobre Drogas do Piauí. No auditório do Tribunal de Justiça do Piauí, o  tema abordado foi “Dependente químico: Prevenir e reinserir na sociedade”. 

Como nas demais edições do evento que ocorre a cada dois anos, a comunidade que acolhe dependentes químicos desde 1994, convidou profissionais, estudiosos e gestores que atuam na área da dependência química, com marcante posicionamento na elaboração de políticas públicas em relação ao enfrentamento em relação ao uso de drogas. 

Crédito: Raíssa Morais

Célio Barbosa, coordenador da Fazenda da Paz, relata que o objetivo do Fórum é alertar profissionais, famílias e todas as outras pessoas de todos os níveis de escolaridade.

“A dependência química e a droga atingem toda a sociedade em todos os sentidos. Precisamos destacar a prevenção diariamente e ter consciência, pois o problema da droga é um problema de todos nós”, falou.

Célio Barbosa | Crédito: Raíssa Morais

Atualmente, a Fazenda da Paz gerencia seis Comunidades Terapêuticas: Terra da Esperança, Flor de Maria e Santa Teresinha (Timon/MA), Luz e Vida e Maria Madalena (Teresina/PI) e Mãe da Misericórdia (Valença/PI), com capacidade para atender 360 acolhidos/as, entre adolescentes, jovens e adultos, homens e mulheres.

Andréa Bastos, coordenadora do Centro de Convivência Retomando o Caminho, destaca a importância da discussão sobre drogas. “Essa ação traz o fortalecimento de vínculo e reinserção social", conta. 

O Centro de Convivência é projeto em parceria com a prefeitura de Teresina, por meio da  Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e hoje acompanha 97 egressos de comunidades terapêuticas e da rede de atendimento da capital.  

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES