Foto da prova do Enem vaza na web; MEC diz que PF buscará responsável

Ministro diz que suspeito de 'vazar' a prova é de Pernambuco e que a PF foi acionada. Ele afirma que fato não compromete o exame

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Fotos do caderno de questões deste primeiro dia de provas do Enem 2019 caíram na web neste domingo (3) pelo menos 30 minutos antes de os alunos poderem deixar os locais de prova e ao menos três horas antes de os candidatos terem autorização para levar a prova para casa.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou no Twitter que a imagem é de fato da prova de hoje e que a Polícia Federal investigará o responsável — provavelmente um candidato de Pernambuco, segundo o ministro.

 Enem 2019 - foto que circula em redes sociais — Foto: Reprodução 

A divulgação da imagem na web enquanto os candidatos realizavam a prova supõe falhas na segurança do exame:    O candidato entrou no local de prova com o celular;    Esse candidato tirou o celular do bolso, fez foto e publico na web durante a realização do exame, na presença de um fiscal    Além de fazer fotos e publicar na web, o candidato pode ter acesso a internet para verificar respostas para a prova. 

Nas redes sociais, o ministro minimizou o ocorrido e disse que o "Enem segue 100%". Ele afirma que a divulgação de imagens enquanto o exame era realizado não impactou a segurança da prova.

A partir das 15h, usuários passaram a compartilhar no Twitter fotografia da página com textos de apoio que integram a proposta de redação do Enem deste ano, "Democratização do acesso ao cinema no Brasil". Pelo Twitter, o MEC informou que desde as 15h30 já é permitido deixar os locais de prova, mas sem os cadernos.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES