Frente fria sobre o Brasil traz temporais, ventos fortes e queda de granizo

O Inmet emitiu um alerta de '“perigo” para tempestades que abrange 11 estados e o Distrito Federal.

Chuvas são previstas com intensidade pra as regiões, sul, centro-oeste e sudeste | JULIO ZERBATTO/MYPHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Uma frente fria deve trazer fortes chuvas e causar estragos em boa parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Nessa sexta-feira (17), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de '"perigo" para tempestades que abrange 11 estados e o Distrito Federal. Na lista aparecem São Paulo, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

Segundo o INMET,  a combinação de intenso calor, aumento do teor de umidade na atmosfera e padrão de ventos em altas altitudes (forte difluência dos ventos) irá intensificar a probabilidade de ocorrência de tempestades localizadas, acompanhadas por rajadas de vento e queda de granizo em diversas regiões, incluindo São Paulo, Triângulo Mineiro, faixa oeste e sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso.

Neste sábado (18), a frente fria se aproxima ao longo do litoral da Região Sudeste, possibilitando chance de tempestades, com rajadas de vento atingindo velocidades entre 80 km/h e 100 km/h, além de possível queda de granizo, aumenta significativamente no sul de Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

"Para o domingo (19), espera-se uma disseminação dos temporais pela área central do país devido ao aumento na convergência de umidade pelo continente, formando um canal de umidade. Esse padrão, associado a uma atmosfera intensamente quente, úmida e instável, mantém o cenário propício para ocorrência de tempestades"informou o INMET.

O alerta continua para domingo e a próxima segunda-feira (20), diante da possibilidade de grandes volumes de chuva em São Paulo, especialmente no centro-norte do estado, na capital e na Região Metropolitana, na faixa litorânea e na região do Vale do Paraíba, assim como no sul de Minas Gerais e na região da Zona da Mata mineira, além do Rio de Janeiro. Os acumulados de chuva em 24 horas podem atingir aproximadamente 80 milímetros (mm) e, de forma pontual, superar a marca de 100 mm nessas áreas.

Risco de alagamentos e deslizamentos de terra

Por conta dos altos volumes de chuva previstos especialmente para o Sul e o Sudeste no fim de semana, o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) alerta para os riscos de alagamentos e deslizamentos de terra.

Para este sábado, o Cemaden emitiu um alerta de alto risco de alagamentos urbanos para o sul de Santa Catarina e a Região Metropolitana de Porto Alegre. O aviso é moderado para a possibilidade de inundações na Grande Florianópolis, Região Metropolitana de Curitiba e nordeste do Rio Grande do Sul.

Fim dos recordes de temperatura

Com a chegada da frente fria amenizando a onda de calor da última semana, a tendência é que as temperaturas fiquem mais próximas à média esperada para o período.

Nos próximos dias, algumas cidades podem enfrentar quedas bruscas de temperaturas. Em São Paulo, por exemplo, a máxima deve ir de 36°C prevista para este sábado para 24°C esperados para a próxima segunda-feira (20).

No Rio de Janeiro, a expectativa é de queda de 14 graus entre sábado e segunda. No sábado, a máxima deve chegar a 42°C, enquanto na segunda não deve passar dos 28°C.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES