Furacão Beryl chegará com força à Jamaica após matar 7 pessoas no Caribe

Fenômeno é o primeiro na categoria 5 a atingir o Caribe em um mês de junho.

Furacão Beryl chegará com força à Jamaica após matar 7 pessoas no Caribe | Imagem: Reprodução/X
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O furacão "Beryl", o maior a atingir o Caribe, deixando sete pessoas mortas, nesta temporada, está prestes a alcançar a Jamaica nas próximas horas, conforme anunciado pelo Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC). Em um boletim divulgado na manhã desta quarta-feira (3), o NHC indicou que o Beryl deve chegar à costa jamaicana por volta do meio-dia local (10h pelo horário de Brasília), com intensidade superior à prevista. 

O furacão ainda mantém ventos acima de 240 km/h, classificando-o como categoria 5, a mais alta na escala de intensidade. Anteriormente, esperava-se que Beryl perdesse força já na tarde de terça-feira. Esta é a primeira vez que um fenômeno dessa magnitude atinge o Caribe em junho, o que levou as autoridades a preverem uma temporada de furacões severos na região. 

EXTREMAMENTE PERIGOSO

O Beryl foi classificado como "extremamente perigoso" pelo NHC dos EUA. Surgiu como tempestade tropical e alcançou a categoria 5 em apenas dez horas, uma ocorrência inédita para junho no Caribe, onde a temporada de furacões geralmente ocorre de julho a setembro. 

Furacão Beryl atinge escala máxima e mata 5 após tocar solo no Caribe - Imagem: Reprodução/X 

PASSAGEM PELA VENEZUELA DEIXA 3 MORTOS

Três mortos, quatro desaparecidos e 8 mil casas afetadas é o balanço provisório dos efeitos das chuvas associadas ao furacão Beryl, que atingiram várias regiões da Venezuela.

"Infelizmente, está confirmada a morte de três pessoas, dois homens e uma mulher, e quatro pessoas estão desaparecidas, dois homens e duas mulheres", anunciou o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, na televisão estatal.

SEGUINDO EM DIREÇÃO AO MÉXICO

O furacão atingiu Carriacou em Granada na segunda-feira (1º) e seguiu por São Vicente, Granadinas e Barbados. Agora, segundo o boletim do NHC de terça-feira (2), está próximo da Jamaica e seguirá pelo Caribe em direção à costa do México durante a semana. Autoridades preveem que o furacão perca intensidade, mas alertas foram emitidos para Ilhas Cayman, Belize e sudoeste do Golfo do México.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES