Furacão Helene deixa pelo menos 20 mortos e mais de 4,5 milhões sem energia nos EUA

Seis estados declararam emergência, e especialistas já indicaram que o fenômeno quebrou recordes estabelecidos pela última vez com o Idalia, em agosto de 2023

Furacão Helene | Imagem: Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Ao menos 25 pessoas morreram em quatro estados dos EUA devido à passagem do furacão Helene, que deixou mais de 4,5 milhões de residências sem energia e gerou alertas de inundações repentinas. Governadores da Flórida, Geórgia, Alabama, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Virgínia declararam estado de emergência.

O furacão, que atingiu a categoria 4 (em uma escala de 5) ao passar pela Flórida na noite de quinta-feira, avançou em direção à Geórgia como tempestade tropical nesta sexta-feira, sendo posteriormente rebaixado para depressão tropical, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC). 

GEÓRGIA TEVE MAIS MORTES

De acordo com dados recentes da CNN, a Geórgia é o estado com o maior número de mortes até o momento, totalizando 11 vítimas, incluindo duas devido a um tornado em Alamo e nove causadas pela tempestade.

Na Flórida, o primeiro estado atingido pelo furacão, foram registradas oito mortes. Entre elas, uma pessoa foi atingida por uma árvore em uma casa no condado de Dixie, outra morreu após uma placa cair sobre um carro em uma rodovia perto de Tampa, e várias vítimas se afogaram em locais como Treasure Island, Indian Rocks Beach e Dunedin. Uma mulher de 70 anos também foi encontrada morta em sua casa inundada em Tampa.

Furacão Helene deixa pelo menos 20 mortos e mais de 4,5 milhões sem energia nos EUA - Foto: Reprodução

Na Carolina do Sul, quatro pessoas perderam a vida, incluindo duas vítimas de quedas de árvores sobre suas casas no condado de Anderson. Na Carolina do Norte, um acidente de carro em uma estrada molhada resultou na morte de uma menina de 4 anos em Claremont, enquanto a queda de uma árvore em Charlotte causou outra morte. Autoridades e a imprensa americana alertam que esses números ainda podem aumentar nas próximas horas.

'PARECE BOMBA NUCLEAR'

O presidente Joe Biden e as autoridades estaduais haviam solicitado, na véspera, que a população seguisse os avisos oficiais de evacuação antes da chegada do furacão Helene, embora alguns moradores tenham decidido permanecer em suas casas para enfrentar a tempestade.

O furacão atingiu a costa da Flórida por volta das 23h10 no horário local (00h10 em Brasília), na região de Big Bend, uma área florestal pouco povoada no noroeste do estado, conforme informou o NHC em Miami. A região ainda não havia se recuperado de duas fortes tempestades ocorridas no último ano.

— Parece que uma bomba nuclear explodiu —disse ao New York Times Michael Bobbitt, que mora na pequena Cedar Key.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES