Além de um rastro de destruição, o Furacão Otis, que atingiu a cidade turística mexicana de Acapulco na semana passada, já deixou mais de 100 mortos e desaparecidos. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (30) por autoridades do estado de Guerrero.
Telhados de casa, lojas e hotéis foram arrancados, veículos ficaram submersos e o sistema de telecomunicações foi cortado. Mais de 220 mil casas e 80% do setor hoteleiro foram afetados. Cerca de 513 mil pessoas ficaram sem energia.
Os números subiram para mais de 100 mortos e desaparecidos no total. 48 pessoas morreram, 43 em Acapulco e cinco na cidade vizinha Coyuca de Benítez. O furacão Otis atingiu Acapulco no último dia 25, com ventos de 266 quilômetros por hora.
O governo do México informou que realizará um censo para saber a extensão dos danos em Acapulco e outras áreas rurais de Guerrero. Segundo o presidente do país, Andrés Manuel López Obrador, o Otis pode ser mais devastador do que o furacão Pauline que atingiu Acapulco em 1997, destruindo áreas da cidade e matando mais de 200 pessoas.
(Com informações da FolhaPress/UOL)