A Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP) levou à população da zona Sudeste no fim de semana o projeto Gabinete de Segurança Itinerante (GSI), que foi instalado na praça Cultural do Dirceu I. Durante a ação, serviços da secretaria, através das equipes da Polícia Civil e parceiros, realizaram atendimentos para emissão de 1ª e 2ª via da carteira de identidade, atendimentos para registro de boletim de ocorrência e uma série de atividades voltadas para saúde, beleza e bem-estar da população.
O secretário estadual de Segurança Pública, capitão Fábio Abreu, e a subsecretária de Segurança Pública, Anamelka Cadena, implantaram o projeto. “A filosofia do GSI é aplicar a metodologia da polícia comunitária—, as Polícias Civil e Militar, o corpo de bombeiros, Hospital da PM, o Samu, o instituto de identificação, a Sasc, Cadepol, todo mundo próximo da comunidade”, destacou a coordenadora do GSI, delegada Anamelka Cadena.
Na busca para retirar a 2ª via carteira de RG, o pedreiro Renato Rodrigues, 53 anos, chegou às 7h30 para retirar senha, mesmo que fosse no domingo. “Vou renovar meu R.G se não até não recebo dinheiro no banco e como moro aqui e no domingo tenho mais tempo, aproveitei o mutirão, é bom demais”, disse.
Segundo o diretor do Instituto de Identificação Francisco Pinheiro, durante os dois dias de atendimento do GSI, cerca de 600 R.G foram expedidos. “Essa é uma ação de cidadania onde trazemos uma seção de identidade para cá e fazemos a entrega da carteira imediatamente em 1 hora”, afirmou. Ao todo, o Gabinete realizou mais de mil atendimentos.
“O GSI leva ações educativas de forma integrada com as Polícias e outras instituições, temos aulas de zumbas, aula de defesa pessoal feminina. Qualquer outra instituição, pública ou privada, que queira agregar ações de cidadania ao projeto pode nos procurar na SSP”, complementou Anamelka.
A moradora, Glênda Moreira, 53 anos, buscou o serviço de fisioterapeutas através do agulhamento a seco que ajuda a criar o equilíbrio dentro do sistema corporal. “É de importância receber esse novo projeto da SSP e que leva tratamento de saúde, é bom para a comunidade ainda mais no domingo”.
O diálogo com a comunidade sobre o enfrentamento da violência contra mulher como construção coletiva teve canais de denúncias no evento. “Temos equipes de plantão para fazer registros de ocorrências fora que fazemos a difusão do material informativo com os canais sigilosos como 180 e Salve Maria, para proteger essas mulheres, caso quem não queria se identificar e fazer o registro junto a um policial”, ressaltou a coordenadora.
A Força Tarefa da Segurança Pública também integrou o evento. “Não estamos levando só as ações sociais presentes na gestão do secretário Fábio Abreu, mais o trabalho de policiamento ostensivo, judiciário, ou seja, levando o serviço de segurança pública no bairro e na região para mais próximo do cidadão”, enfatizou Major, Audivam Nunes.
O Gabinete teve início em agosto na região do Vale do Gavião, na zona Leste. A terceira edição do GSI contemplará a zona Sul na segunda quinzena de setembro.