Projeto desenvolvido pela Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI), o Gabinete Itinerante produziu 400 sentenças durante jornada na 2ª Vara Cível da comarca de Teresina. As atividades foram desenvolvidas no período de 16 a 20 de julho e de 30 de julho a 3 de agosto. O encerramento da jornada contou com a presença do corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Gentil.
O Gabinete Itinerante visa à oferta de auxílio ao trabalho no gabinete de magistrados nas diversas unidades judiciárias do Piauí por meio do trabalho direcionado, com base em planejamento específico e definição de metas, de servidores da própria CGJ-PI, das unidades judiciárias beneficiadas e/ou servidores designados de outras unidades.
Ao final das atividades, o Gabinete Itinerante produziu, além das 400 sentenças, 183 despachos e 145 decisões interlocutórias, superando amplamente as metas iniciais da jornada: produção de 270 sentenças em processos há mais de cem dias conclusos para sentença e confecção de 60 despachos em ações conclusas para despachos também há mais de cem dias.
Após a conclusão da terceira jornada do Gabinete Itinerante (as anteriores foram realizadas na Vara Única de Barras e na 1ª Vara Cível da comarca de Teresina), o corregedor-geral da Justiça avalia a iniciativa como exitosa. “Esse é um projeto que só tem trazido benefícios para as unidades por onde tem passado. O Gabinete Itinerante tem mostrado uma alta resolutividade. É uma satisfação saber que estamos colaborando, sempre em benefício do jurisdicionado”, afirmou o desembargador Ricardo Gentil, que encerrou sua fala agradecendo às equipes do projeto e da 2ª Vara Cível da Capital pelo empenho durante a jornada.
A magistrada Lígia Sampaio, juíza titular da unidade, classifica o trabalho desenvolvido pelo Gabinete Itinerante como excelente. “É um trabalho importante especialmente para as famílias, para as pessoas que estão aguardando o resultado desses processos. É uma iniciativa louvável, executada por uma equipe esforçada, com o apoio dos servidores da Vara, também muito empenhados”, declarou a magistrada.
Os trabalhos desenvolvidos na unidade tiveram como foco a produção de sentenças. “Esse foi um desafio a mais para a equipe. É a soma, a cooperação que traz resultados tão positivos”, afirmou a magistrada Melissa Pessoa, juíza auxiliar gestora do Gabinete Itinerante.
Equipe
Participaram da jornada, além de servidores das unidades, os servidores Eduardo Figueiredo, coordenador das atividades, Bruna Almeida, Gianluca Cunha, Ricardo Martins, Danilo Miranda, Alessandra Tito, Maria Angélica Melo e Fernando Melo.
Gabinete Itinerante
O projeto Gabinete Itinerante foi implantado em abril de 2018 e é executado nas unidades judiciárias que apresentam maiores volumes de processos paralisados há mais de cem dias, visando à redução da taxa de congestionamento das varas atendidas. A próxima unidade a ser beneficiada será a 3ª Vara Cível da comarca de Teresina.