Galhos de árvores trazem perigo à fiação elétrica na zona Sul de Teresina

Árvores caíram em residências, em escolas e prejudicaram a fiação.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Os problemas enfrentados com as fortes chuvas neste período vão de falta de iluminação a galhos que atingem a rede elétrica. Os moradores do bairro Parque Piauí ainda contabilizam os prejuízos com a ventania ocorrida na noite do último sábado (19) e muitas casas ficaram sem energia. Árvores caíram em residências, em escolas e prejudicaram a fiação. Para os moradores, o problema está na demora da poda.

Nos dias chuvosos ou em determinadas épocas do ano, as plantas próximas às redes elétricas caem e tocam os fios, provocando o rompimento da rede de distribuição e danificando os postes. Os moradores do Parque Piauí já solicitaram a poda das árvores, mesmo após o ocorrido com a ventania, e alegam que não foram atendidos. 

O comerciante Arnaldo Aguiar, 62 anos, relata que a rua está há anos sem receber os serviços de podas das árvores. Segundo o morador, a situação atrapalha quem vive de frente para as árvores, algumas com mais de 50 anos de existência. “Fiquei com tanto medo no dia da chuva que pensei que não ia escapar com o risco dessa árvore cair”, declarou.

Crédito: José Alves Filho

Prejuízo maior sofreu a escola Professor Antônio Maria Madeira, recém-reformada. Uma árvore de 30 metros caiu em cima da sala dos professores e da diretoria, destruindo forro e a fiação elétrica. Parte do prédio teve sua estrutura física danificada. O secretário da escola, Rui Torres, afirma que a unidade sofre prejuízos pela falta de energia e pela falta de poda das árvores.

Crédito: José Alves Filho

Além das árvores, os moradores também reclamam da falta de iluminação com as chuvas em partes do bairro, que possui residências com crianças e idosos. Eles afirmam que fizeram diversas solicitações à Prefeitura e à concessionária de energia. “Já enviamos vários ofícios para SDU, Ibama, Secretaria de Meio Ambiente e nada foi feito”, advertiu o secretário.

Crédito: José Alves Filho

Sabino Morais, 70 anos, reside no bairro há 15 anos e parte do muro de sua casa veio ao chão. “Na hora da chuva foi tipo um redemoinho de galhos. O muro caiu e ficou pouca parte dele”, disse.

“Faz tempo que solicito a poda dessas árvores com medo delas cair de lá para cá e atingir minha casa. A energia faltou desde cedo e só chegou na madrugada”, se queixou o morador Osvaldo Araújo, 78 anos, que reside na rua desde 1972.

A Prefeitura Municipal de Teresina começou na manhã da segunda-feira (21) o trabalho de podas e remoção das árvores nas praças do bairro depois que a ventania de quase 60 Km derrubou inúmeras plantas na região. 

Saiba como solicitar a poda de árvores

A Equatorial (Distribuidora de energia) ressaltou que a poda de árvores e iluminação pública são de responsabilidade da PMT. Somente em caso de galhos próximos ou em contato com a rede elétrica, a poda pode ser solicitada pelo telefone 0800 086 0800.

Na capital, o procedimento de poda ou remoção de árvores, situadas em espaços públicos ou privados, está condicionado à autorização emitida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam). A prefeitura esclarece que as reclamações e solicitações do serviço devem ser encaminhadas na sede do órgão, localizado na Avenida Duque de Caxias, 3520, bairro Primavera (Parque da Cidade) ou através do aplicativo Colab. No caso da Semam, o requerente preenche uma ficha no protocolo do órgão, necessária para abertura do processo. Em seguida, o processo é encaminhado ao setor de monitoramento, que designa uma equipe para realizar uma vistoria técnica, a fim de constatar se é necessário fazer o serviço de poda ou supressão.

Após autorizado, no caso específico de espaços públicos, o trabalho de retirada ou podagem de árvores é executado pelas Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), através das suas Gerências de Serviços Urbanos (GSUs). Já em relação aos espaços privados, o serviço de recolhimento é feito mediante o pagamento de uma taxa. (V.P.)

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES