Um jovem identificado como Antônio Lopes, de apenas 15 anos de idade, morreu no fim da tarde de quinta-feira (3), em um campo de futebol no Povoado Salitre, localizado entre os municípios de Matias Olímpio e Luzilândia.
O jovem estava no campo de futebol quando uma descarga elétrica, causada por um raio o atingiu. O adolescente morreu ainda no local.
Antônio era estudante da Escola Família Agrícola dos Cocais, em São João do Arraial.
A formação de um relâmpago ainda não é totalmente compreendida pela ciência. Acredita-se que a micropartículas de gelo nas nuvens colidem entre si causando um excesso de carga elétrica negativa. Como o chão abaixo das nuvens vai estar com carga positiva, uma forte corrente acontece, formando o raio.
A velocidade dessa descarga é de até 300 mil km/h, com uma energia de 300 kV – algo 150 vezes mais potente do que um choque industrial, por exemplo. Por vezes, é mais energia do que em um reator nuclear!
O tempo que o choque de um raio atravessa o corpo humano é de apenas 3 milissegundos! E nesse tempo pode acontecer muita coisa, que vai desde dueimaduras de terceiro grau na pele com a potencia da descarga elétrica até a morte.