Um jovem migrante com garrafas de plástico amarradas ao seu corpo chegou ao enclave espanhol de Ceuta após nadar na fronteira entre Espanha e Marrocos. Imagens mostram soldados conversando com o garoto, visivelmente emocionado, antes de ele correr para a praia de El Tarajal e tentar escalar uma parede de pedras.
Ceuta é um pequeno pedaço da Espanha no continente africano cercado por território marroquino à beira do Mar Mediterrâneo (veja mapa abaixo). Cerca de dois terços dos cerca de 8 mil migrantes que chegaram ao enclave -- e que as autoridades espanholas disseram incluir crianças desacompanhadas de até 7 anos -- já foram expulsos, disse o Ministério do Interior em Madri.
Imigrantes expulsos querem voltar
Muitos dos que foram mandados de volta ao Marrocos dizem que estão determinados a voltar para Ceuta novamente. Quando a neblina densa da tarde desceu nesta quarta, centenas de jovens fizeram uma nova tentativa de se aproximar da cerca de metal de cerca de 6 metros de altura antes de serem dispersados pela polícia marroquina.
No extremo norte do Marrocos, em frente a Gibraltar, e com uma população de 80 mil habitantes, Ceuta se tornou um ímã que atrai refugiados que buscam um caminho rápido para a Europa. A popularidade da cidade, no entanto, diminuiu nos últimos anos depois que as autoridades marroquinas passaram a reprimir a circulação de migrantes naquela fronteira.