Já pensou ficar 13 dias preso em cima de um prédio de aproximadamente 30 metros de altura sem se alimentar? Esse é o drama vivenciado pela gatinha Tuxa, de 07 anos, que havia desaparecido e foi avistada em cima de um edifício na Rua Vereador Dionísio dos Santos, no Bairro Tabuleta, zona Sul de Teresina.
Segundo a dona do animal, Nádia Andrade, em entrevista para o MeioNorte.com, Tuxa estava há 12 dias sem conseguir se alimentar e apenas estava bebendo por causa das chuvas que ocorreram na capital nos últimos dias. De acordo com Nádia, o Corpo de Bombeiros foi acionado já no terceiro dia para o resgate, mas a equipe não se deslocou no mesmo dia.
"Minha mãe entrou em contato com os bombeiros, mas eles não foram no mesmo dia. Ao lado desse prédio, que é um depósito, tem outro prédio, que é mais ou menos a metade. Minha mãe sugeriu que eles subissem com a escada que levaram, de apenas 15 metros, nesse outro prédio, mas eles alegaram que não dava", informou.
A dona de Tuxa relatou ainda que após oito dias sem a gatinha se alimentar e sob chuva, a preocupação aumentou com a possibilidade dela ter hiportemia. Em seguida, Nádia voltou a insistir no resgate e, com 10 dias de drama, o Corpo de Bombeiros informou que não poderia atendê-la no momento, pois estava atentendo uma outra ocorrência.
12 dias após Tuxa estar presa
"Mas ontem foi uma equipe e conseguiu subir em cima do prédio. A Tuxa estava muito assustada e não conseguiram tirar ela. Então pediram pra gente providenciar uma caixa e tranquilizante para ver se ela come e consegue dormir e ficaram de voltar hoje, mas eu entrei em contato hoje de manhã bem cedo e, até agora, não me responderam", informou.
O MeioNorte.com buscou o Corpo de Bombeiros para prestar esclarecimentos sobre o caso, que informou se encontrar em atendimento pelas guarnições do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí, a solicitação de resgate de animal (gato) que subiu no teto de prédio comercial localizado no cruzamento da Rua Treze de Maio com Rua Vereador Dionísio dos Santos, Bairro Tabuleta, Teresina-PI (Auto Peças Padre Cícero).
De acordo com a Corporação, considerando a segurança da operação, a captura/resgate será realizada quando o animal permitir a aproximação e contato com o pessoal, dada extensão e características do local (telhado com 1.100,00 m² de área, elevado a aproximadamente 7,00 metros de altura do solo), que proporciona espaço para fuga do animal, e riscos de danos pessoais (queda) e ao patrimônio (teto do prédio).