Os serviços de inspeção do abate de animais em matadouros públicos de Teresina estão sendo normalizados pela Gerência de Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde (FMS). O trabalho foi paralisado na manhã de ontem (07), mas foi retomado de forma emergencial hoje (08).
De acordo com Francisco Cesário, gerente da Vigilância Sanitária (GEVISA), auxiliares de inspeção e veterinários estão percorrendo todos os cinco matadouros da capital para garantir a inspeção no abate de animais.
“Alguns servidores de inspeção aderiram ao movimento grevista do Sindicato dos Servidores Municipais, e por conta disso, tivemos problemas com a inspeção do abate. Mas já estamos regularizando a situação. Todos os animais que estavam nos currais já foram abatidos hoje. Aqueles também na qual já tinha expedida até a data de ontem a Guia de Trânsito também irão para o abate. Estamos dando andamento aos serviços e garantimos a sanidade da carne que é abatida”, disse o gerente.
A GEVISA dispõe em seu quadro técnico de 10 veterinários e 21 auxiliares de inspeção, que são responsáveis pelos abates em cinco matadouros de Teresina, quatro são matadouros de animais de pequeno e grande porte e um de aves. “Estamos contando com uma equipe emergencial de inspeção até resolvermos de forma definitiva o problema com os servidores que por direito, aderiram à greve. Mas a população pode ficar tranquila que nenhuma carne sairá dos matadouros sem inspeção”, esclarece Francisco Cesário.