7 Novas Maravilhas: Globo vai mostrar mesmos cenários da Caravana Meio Norte

O programa Globo Repórter, da TV Globo, vai mostrar no programa de sexta-feira a Serra da Capivara e a Serra das Confusões.

Serra da Capivara. | Moisés Saba
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Exatamente 15 dias após a exibição, pela Rede Meio Norte, das belezas da Serra da Capivara e da Serra das Confusões, dentro da caravana das 7 Novas Maravilhas do Piauí, o programa Globo Repórter, da TV Globo, irá mostrar os mesmos magníficos cenários que têm encantado o mundo. A exibição acontece amanhã, depois da novela ?Fina Estampa?.

As reportagens especiais feitas pela Rede Meio Norte foram exibidas no programa ?Agora? especial do dia 2 de março, com apresentação do editor-executivo do Jornal Meio Norte, Arimatéa Carvalho, no estúdio, e das repórteres Cinthia Lages, direto de São Raimundo Nonato, e Eugênia Reis, do Palácio do Karnak, em entrevista com o governador Wilson Martins. O programa teve duração de 2 horas e meia, com ampla repercussão.

O jornalista André Pessoa comenta que a caatinga era considerada até alguns anos atrás como o patinho feio da natureza brasileira, mas esse ambiente natural exclusivamente brasileiro que tem no Piauí sua maior área selvagem preservada ganhará o merecido destaque. O apresentador Sérgio Chapelin veio ao Piauí gravar a abertura do programa e a entrada dos blocos.

O programa faz parte da série ?Nos Céus do Brasil?, onde serão apresentados os principais ambientes naturais do nosso território. Pela primeira vez o Parque Nacional Serra da Capivara será visto através de um sobrevôo de balão que mostrará a beleza e a importância de se preservar essas áreas naturais. Imagens gravadas de um helicóptero que acompanhou o balão pelas paisagens do parque mostram a emoção do repórter Francisco José e de um vaqueiro piauiense voando entre os cânions da Capivara.

Para a produção do documentário no interior do Piauí, em dezembro

passado, a emissora carioca trouxe para a região de São Raimundo Nonato (525km de Teresina), pesquisadores, profissionais e equipamentos de Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Salvador, Teresina, Petrolina e do Rio de Janeiro. Entre os equipamentos destaque para uma grua gigante, espécie de guindaste adaptado para receber uma câmera, que fez imagens dos desfiladeiros e dos pesquisadores fazendo rapel para realizar estudos em áreas isoladas do parque.

?Uma entrevista gravada ao amanhecer com a arqueóloga Niède Guidon num dos desfiladeiros do parque ganha destaque ao refletir a importância da Serra da Capivara, e consequentemente do Piauí, no contexto mundial?, conta André.

Para gravar o documentário nos municípios de São Raimundo Nonato, Coronel José Dias e Caracol a emissora contou com o apoio dos escritórios do ICMBio na região, que cedeu os guarda-parques João Leite e Júlio Filho, além de contratar profissionais da própria região, como motoristas, mateiros e guias locais gerando renda e incrementando a economia de pequenos lugarejos. A produção local e todo o making of (bastidores) das gravações foi feita pela agência Raízes do Piauí que fica localizada em São Raimundo Nonato e atende empresas como National Geographic Channel, Discovery e TV Globo.

SERRA DA CAPIVARA

SERRA DAS CONFUSÕES

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES