O governador Wellington Dias sancionou o projeto de lei 6.788/16 cedendo terreno para a Universidade Federal do Piauí construir um Centro de Educação Infantil com creche e turmas até o 9º ano do Ensino Médio em Parnaíba. Atualmente, a UFPI disponibiliza algumas turmas em local improvisado, mas o novo espaço será responsável por triplicar a capacidade da escola, que atenderá a uma demanda da comunidade e aos estudantes do curso de Pedagogia.
O secretário estadual de Governo, Merlong Solano, enfatiza que a área cedida possui mais de 4 mil metros quadrados, situados ao lado do Campus Ministro Reis Velloso, na Avenida São Sebastião nº 2675, bairro São Benedito. “Sabemos que a falta de espaço físico é um dos grandes entraves para a efetivação de importantes serviços públicos. Felizmente, o Estado poderá contribuir não só com a população de Parnaíba, mas com uma formação mais qualificada da comunidade acadêmica”, frisa Merlong.
De acordo com o diretor do Campus Ministro Reis Velloso, Alex Marinho, no local também será construída uma Biblioteca Comunitária, que será aberta aos mais de 5 mil alunos do campus e ao público em geral. “Temos recursos assegurados já para a construção do muro e urbanização, o que deve ser iniciado o mais rápido possível”, afirma.
Alex Marinho destaca que existe ainda a proposta de construir no mesmo terreno uma Clínica Escola para os cursos de fisioterapia e psicologia e um Laboratório de Análises Clínicas. “A ideia é ampliar os atendimentos com a integração desses serviços que hoje funcionam em locais separados no campus. Para se ter uma ideia, ano passado foram atendidos 19 mil pacientes pelas clínicas de fisioterapia e psicologia, quando a nossa capacidade de atendimento seria de 22 mil pacientes para cada uma dessas áreas”, ressalta.
A cessão do imóvel consiste em uma das parcerias acertadas entre o Governo do Estado e a Universidade Federal do Piauí em reunião realizada no dia 07 de março. Na ocasião, o governador Wellington Dias garantiu, juntamente com a Prefeitura de Picos, a cessão de espaços vizinhos ao Campus Senador Helvídio Nunes de Barros para que seja construído o Polo de Saúde da instituição.