Uma equipe de técnicos do Governo do Estado esteve reunida na manhã de ontem com representantes do Ministério das Comunicações, em Brasília, para acertar a implantação do projeto 'Banda Larga para Todos' no Piauí.
Com o financiamento do Governo Federal, o programa prevê a montagem de uma ampla rede de fibra óptica para cobrir todo o território do Estado, contribuindo na expansão da internet até mesmo para os municípios longínquos, a iniciativa ainda possibilitará um ganho na velocidade de conexão.
No Piauí, por exemplo, a implantação da rede de fibra óptica, com banda larga para internet de boa qualidade vai permitir levar o ensino a distância a todas as escolas estaduais, viabilizando também que o Estado ingresse definitivamente na área da telemedicina.
Os detalhes da iniciativa foram acompanhados de perto pelo coordenador estadual de Comunicação, João Rodrigues; o presidente da Agência de Tecnologia da Informação, Avelino Medeiros; e o chefe da representação do Piauí em Brasília, Roberto Jonh.
Com a concretização do programa, o Governo Federal pretende levar o acesso à 95% das residências brasileiras até o final de 2018; ao todo, serão investidos mais de R$ 40 bilhões.
O projeto é tido pelos técnicos do Ministério como uma revolução na área da tecnologia da informação no País, possibilitando a universalização do acesso e a expansão de diversas áreas do conhecimento, atingindo diretamente todos os setores da Administração Pública.