O Governo do Piauí está buscando, junto ao Consulado Brasileiro, trazer de volta ao Brasil três atletas brasileiras que estão na Ucrânia. Entre elas está a jogadora piauiense Kedma Laryssa, de 20 anos, que mora na Ucrânia desde 2021.
O Gabinete Militar e a Secretaria de Estado do Governo (Segov) realizaram contato com o Consulado e um ofício está sendo preparado para formalizar o apelo ao Ministério das Relações Exteriores e Embaixadas.
Além da piauiense, Lidiane Oliveira e Gabriela Zidoi, dos estados de São Paulo e Espírito Santo, estão em um hotel na cidade de Kryvyi Rih, localizada no Sudeste do país. As três brasileiras jogam no time de futebol Kryvbas Women.
Na semana passada, quando a guerra entre Ucrânia e Rússia começou, a Rede Meio Norte conversou com a mãe da atleta, Ana Lúcia, que relatou a apreensão dos familiares com situação da jovem.
"A gente só quer que tudo se resolva da melhor forma e que Deus abençoe, que dê tudo certo para que ela possa voltar para casa em paz”, falou a mãe para o repórter Kilson Dione.
Atletas de volta ao Brasil
Na manhã desta terça-feira (1º), jogadores e profissionais brasileiros do Shakhtar Donetsk e do Dínamo de Kiev, da Ucrânia, começaram a desembarcar no Brasil depois de conseguirem fugir do país. Familiares deles também conseguiram escapar.