No final da tarde e noite desta sexta-feira (09), o governador esteve em Fronteiras, no Sudeste piauiense, onde inaugurou obras e anunciou novas ações. A visita também marcou o compromisso do Executivo piauiense com o importante município que nesta semana completou aniversário de 82 anos. Na ocasião foram entregues obras relacionadas ao melhoramento de vias, ao acesso aos serviços administrativos do Estado e à ampliação do ensino superior no município, com a entrega do polo da Universidade Aberta do Piauí (Uapi).
O governo do estado prevê para o próximo dia 14, o lançamento do edital para a Uapi, criada pelo governador Wellington Dias no ano passado através de decreto. "Na cidade de Fronteiras nós estamos entregando um prédio da universidade aberta e acreditamos que o início das aulas, trabalhado juntamente com a Universidade Estadual através de um cronograma, se inicie em setembro. Serão 50 vagas a princípio com o curso de Administração. Também vamos trabalhar para que mais cursos técnicos possam chegar através do Canal Educação e nós vamos aproveitar essa estrutura que ficou belíssima, muito bem equipada, para que não só o ensino superior seja ampliado mas que também possamos direcionar mais cursos técnicos para a nossa juventude", garantiu a deputada e secretária de Educação (Seduc), Rejane Dias.
Segundo a Seduc, no novo polo da Uapi foram investidos R$ 334.137,21 do Tesouro Estadual. Se for somando os investimentos com mobiliário e equipamentos laboratoriais a execução das ações chega aos R$ 703 mil. A unidade de ensino superior ganhou laboratório de química e informática, e o vestibular está previsto para o início do mês de agosto. Rejane garante que, na área do ensino técnico, além dos mais de 16 cursos técnicos já existentes na escola profissionalizante, serão ofertados mais três cursos: Administração, Cooperativismo e Vendas.
"Comemoramos esse momento com a Universidade Aberta. Na verdade não é um modelo à distância, é um modelo presencial, onde há professores presenciais e também a mediação tecnológica que permite a gente ter professores com doutorado, com professores da universidade estadual e federal", pontuou Dias. O governador explicou que o intuito do Estado é fomentar graduações e especialização em áreas de empreendedorismo, comércio e da indústria somados à rede estadual de educação técnica."Estamos chegando agora a 135 municípios com pólos da Uapi. Vamos chegar aos 224 municípios. O Piauí em 2018 será o primeiro estado do Brasil ou a primeira província do mundo a ter todos os municípios com o ciclo completo da educação, com creche, ensino infantil, técnico, jovens e adultos, superior e especialização", afirma Dias.