Governo lança Sistema de Compras da Secretaria de Saúde

O catálogo tem o objetivo de centralizar licitações e dar celeridade a compras e processos da Saúde

| Jornal MN
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Na manhã desta quinta-feira (03) a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) lançou o Catálogo Geral de Materiais e Serviços da SESAPI - Sistema de Compras e Intenções de Demanda, que tem o objetivo otimizar e dar celeridade no andamento dos processos administrativos. O Governador do Estado, Wellington Dias, Secretário de Saúde Florentino Neto, diretores de hospitais e demais autoridades compareceram ao evento.

Governador Wellington Dias/ Créditos: José Alves FilhoO Catálogo de Sistema de Compras já é utilizado no Governo do Ceará, que realizou o compartilhamento de banco de dados com o Piauí. No Estado, ele será composto por 76 mil itens, com o intuito direto de dar um passo definitivo para centralização das licitações, permitindo comprar com mais agilidade e menor preço.

Nádia Costa // Créditos: José Alves Filho

Nádia Costa, diretora do Hospital Regional Chagas Rodrigues de Piripiri, informa que o lançamento do catálogo traz uma prática de facilidade diante de uma demanda diária crescente “A iniciativa do governo em realizar esse banco de dados traz inúmeros benefícios não só para a capital, como também para as unidades do interior. Ele vai fazer com que as demandas tenham uma celeridade maior e menor custo para o governo”, falou.

Nádia relata que as demandas hospitalares são desafios diários dos hospitais regionais, principalmente   os mais distantes do centro de atuação da Sesapi, que fica em Teresina. A  próxima etapa do catálogo começa na próxima semana, com a capacitação dos profissionais da equipe de compras para o gerenciamento do sistema. 

Secretário de Saúde Florentino Neto// Créditos: José Alves Filho

Florentino Neto, Secretário de Saúde, esclarece que esse sistema vai trazer vantagens como a agilidade no processo de construção da demanda, ter um sistema que permita um maior planejamento na compra e a precaução contra problemas de abastecimento e economia. 

Créditos: José Alves Filho

 O Piauí tinha 35 unidades hospitalares realizando compras. Diante disso, o sistema foi a ideia mais "racional" para a imposição de um preço único e unidade para as demandas, defende Florentino.

“Nós compraremos em maiores quantidades e consequentemente com menores preços. Uniformizando e unificando os produtos que serão adquiridos, pois cada hospital baseado no catálogo de 76 mil itens, conforme o sistema informatizado, poderá cadastrar sua demanda que será consolidada, para que façamos licitações gerais da secretaria”, informa o Secretário.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES