O governo federal está se preparando para lançar um sistema de envio de alertas de emergência sobre chuvas e deslizamentos de encostas para todos os celulares de uma determinada região. O anúncio foi feito por Armin Augusto Braun, diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, no Rio de Janeiro, durante um evento do G-20 na última quarta-feira (16), e foi confirmado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional nesta segunda-feira (20).
PROJETO ESTÁ EM TESTE
Chamado de “Cell Broadcast”, o sistema de segurança será implementado no segundo semestre deste ano, embora a data exata ainda não tenha sido definida, conforme o ministério. No momento, o projeto está passando por testes de ajustes e finalização, incluindo a seleção das cidades onde o programa piloto será realizado.
UTILIZADO POR DIVERSOS PAÍSES
O sistema é utilizado por diversos países para alertar sobre emergências climáticas, como terremotos. Nele, mensagens aparecem na tela do celular como um pop-up, sobrepondo-se a qualquer conteúdo exibido. Todos os dispositivos de uma determinada região recebem o alerta, acompanhado pelo som de uma sirene.
DEFERENTES MODOS DE ALERTA
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações, que vem testando a tecnologia desde outubro de 2022, os órgãos competentes podem escolher entre diferentes modos de alerta. Isso inclui uma opção mais intrusiva, que envia notificações com sinais sonoros e vibrações nos smartphones e exige que o usuário confirme a visualização do alerta para interromper a notificação.
ORIENTAÇÕES DE COMO PROCEDER
Além de informar a população sobre os riscos, os alertas também podem fornecer orientações sobre como proceder durante eventos climáticos. Diferentemente do sistema atual de alertas por SMS, mantido pela Defesa Civil, os celulares não precisam estar cadastrados para receber as notificações.