Greve dos profissionais da saúde do HU-UFPI é suspensa após decisão do TST

A medida exige que os sindicatos garantam a manutenção de trabalhadores no percentual mínimo de 80% em cada área administrativa e de 100% para cada área médica e assistencial

Hospital Universitário da UFPI | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A greve dos profissionais da saúde que atuam nos Hospitais Universitários, administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), entre eles o HU-UFPI, foi suspensa após decisão do Tribunal Superior do Trabalho. Na noite de quinta-feira (13), o TST emitiu uma liminar tratando sobre a presença dos profissionais em toda a Rede Ebserh. 

A medida exige que os sindicatos garantam a manutenção de trabalhadores no percentual mínimo de 80% em cada área administrativa e de 100% para cada área médica e assistencial das unidades, sob pena de multa diária de R$ 100 mil, em caso de descumprimento. 

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), que encabeça o movimento, lançou na manhã desta sexta-feira (14), orientação aos representantes nos estados para que suspendam a greve. De acordo com a entidade, a decisão foi considerada desproporcional, mas devem recorrer já que, a greve foi iniciada por descumprimento de requisitos legais que a empresa vem tomando. 

Representantes estão preparando recursos para questionar a decisão do TST. "Vamos cumprir a decisão judicial, mas vamos seguir lutando e não vamos nos curvar", informou o secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo da Silva, em vídeo divulgado hoje. 

A paralisação não durou um dia, pois havia iniciado na quinta-feira (13), sendo interrompida com a decisão da justiça. Entre as reivindicações das categorias estão o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e manutenção do índice de cálculo da insalubridade sobre o vencimento básico e não sobre o salário mínimo, como vem sendo proposto pela Ebserh.

Greve no Hospital Universitário é suspensa após decisão do Tribunal Superior do Trabalho | FOTO: Divulgação 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES