A falta de ração animal para as granjas está ameaçando 1 bilhão de aves e 20 milhões de suínos no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). A entidade ressalta que esses animais podem morrer de fome nos próximos dias.
“A mortandade de animais é iminente e há risco de canibalização. Os reflexos sociais, ambientais e econômicos são imponderáveis”, diz a associação.
Apesar do acordo anunciado pelo Governo Federal com os caminhoneiros, a ABPA afirma que os caminhões com carga viva continuam sendo impedidos de furar os bloqueios nas estradas e que a situação mais grave é a dos veículos com ração, também parados nas manifestações.
“Em diversos locais já há falta de insumos e animais estão sem alimentação. Aqueles que ainda contam com estoques, estão fracionando para prolongar ao máximo a oferta do alimento”, acrescenta a entidade, que representa a indústria exportadora.
Nesta sexta, 152 plantas frigoríficas de aves e suínos paralisaram suas atividades e mais de 220 mil trabalhadores também estão de folga.