O dia 25 de novembro é o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher, uma importante data para refletir sobre todo e qualquer tipo de violência contra mulheres, seja ela física, psicológica, assédio sexual e até feminicídio que vitimam milhares de mulheres todos os anos no Brasil.
Diversos segmentos da sociedade se mobilizam em prol da causa e foi o que motivou o grupo de Ciclismo Pedal Dirceu, na zona Sudeste de Teresina a promover uma roda de conversa sobre o tema.
“Hoje é a abertura da campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulheres, então nós resolvemos também aderir à campanha no nosso grupo, realizando hoje, dia 25 de novembro, uma roda de conversa sobre esse tema tão importante”, explica Ismael Oliveira, apoiador do Grupo Pedal Dirceu.
Para esta ação, a advogada Patrícia Tomaz, mediadora extrajudicial e mestre em linguística pela UFPI, foi convidada para realizar o debate e esclarecer a todos que participam do grupo sobre o tema.
Ismael Oliveira ressalta que as ações de conscientização do grupo continuarão.
“Todo mês realizamos uma atividade alusiva a questões sociais, e este mês planejamos integrar a campanha que vai de até o dia 10 de dezembro, encerrando com a campanha do Laço Branco, que é uma campanha dos homens pelo fim da violência contra as mulheres”, ressaltou.
O grupo possui cerca de 120 membros que se reúnem de segunda a sexta para a prática do ciclismo. A roda de conversa acontecerá às 19h30, na rotatória da avenida principal do Dirceu, no estacionamento de uma farmácia, ponto de concentração do grupo.