O bloco de carnaval "Perdeu, Mané" estreia em Teresina no dia 17 de fevereiro deste ano. A iniciativa é uma realização de sindicalistas, ativistas sociais, partidos de esquerda e carnavalescos da capital. O grupo, que vem se reunindo e agindo em defesa da democracia após os ataques golpistas do dia 8 de janeiro, colocará o bloco em um ato de protesto e alegria.
A concentração do "Perdeu, Mané!" será na sede do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal do Piauí – SINTRAJUFE, que fica no cruzamento das Ruas Areolino de Abreu e Quintino Bocaiuva. A festa de rua, que será em uma sexta-feira, incia partir as 16h.
O bloco vai desfilaer pelas ruas do centro até a praça Pedro II, onde os demais blocos da cidade estrão concentrados. Os organizadores do bloco vão homenagear dois nomes como para "patrono" e "matrona". O ex-presidente da Fundação Mosenhor Chaves José Reis Pereira, falecido recentemente, e Nicinha, histórica foliona dos antigos carnavais, vão ganhar os populares bonecos de Olinda.
De acordo com Pedro Laurentino, um dos organizadores do bloco, a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC) comprometeu-se em apoiar o bloco. "O artista e cartunista Paulo Moura gentilmente se dispôs a criar a arte para o estandarte e a marchinha está em fase de gravação", disse.
A letra da marchinha do bloco já foi divulgada:
Perdeu, Mané!
(autor: Pedro Laurentino)
Perdeu, mané, perdeu
Foi pra papuda e o Bozo se escafedeu (refrão)
O mito foi
Para Istambul
Lugar de boi
É no curral lá de Bangu
Ô Bozo vai tomar no SUS!
Vai pra prisão
Sem mais aquilo
Não tem perdão
Vão por a mão no teu sigilo
Ô Bozo vai tomar naquilo!